Ciência da Computação Redes de computadores Parametros Tipos de redes

Luiza trabalha como Analista de Infraestrutura no TRF da 3a Região e está diante da seguinte situação:

Existe no Tribunal uma LAN comutada, na qual 10 estações de trabalho estão agrupadas em 3 LANs que são conectadas por um switch. Quatro funcionários trabalham juntos formando o 1º grupo, três outros funcionários trabalham como um 2º grupo e três outros formam o 3o grupo. A LAN é configurada para permitir este arranjo. Mas os projetos conduzidos pelos três grupos necessitam que funcionários de um grupo sejam alocados temporariamente em outro grupo para acelerar um projeto. Isso faz com que um técnico de redes tenha que refazer a fiação cada vez que um novo arranjo na rede se faz necessário. Este problema está causando transtornos porque, em uma LAN comutada, mudanças no grupo de trabalho implicam em mudanças físicas na configuração da rede.

Luiza, então, solucionou corretamente o problema da seguinte forma:
  • A. Dividiu a LAN em diversas VLANs, com um switch usando software VLAN. Se um funcionário for transferido de um grupo para outro, sua estação pode ser transferida logicamente para outra VLAN sem necessidade de alterar a configuração física.
  • B. Criou uma única LAN com todas as 10 estações conectadas numa topologia em anel. A vantagem é que, na falha de uma estação, a rede não para de funcionar.
  • C. Dividiu a LAN em diversas VLANs, com dois switches em um backbone usando software VLAN. Se um funcionário for transferido de um grupo para outro, sua estação pode ser transferida logicamente para outra VLAN sem necessidade de alterar a configuração física, mas todas as estações têm que estar localizadas no mesmo prédio.
  • D. Criou uma única LAN com todas as 10 estações conectadas numa topologia em estrela. A vantagem é que fornece um custo de instalação menor, pois utiliza menos cabeamento. A desvantagem é que na falha de uma estação, toda a rede para de funcionar.
  • E. Dividiu a LAN em diversas VLANs, com um switch usando software VLAN padrão 802.1Q. Isso resolve o problema de transferência de funcionários usando realocação lógica, sem necessidade de alterar a configuração física. A vantagem é que, quando um funcionário de um grupo envia uma mensagem de broadcast, todos os funcionários de todos os grupos sempre recebem a mensagem.