Ciência da Computação Virtualização

O Citrix XenServer é uma plataforma de virtualização do tipo bare metal que executa direto sobre o hardware, sem requerer sistema operacional hospedeiro dedicado. A figura abaixo apresenta a arquitetura simplificada de uma solução de virtualização com base na tecnologia Citrix XenServer.

O componente da solução identificado na figura como I é o Citrix

  • A. NetScaler Gateway, que protege os aplicativos e a camada de rede contra ameaças, com firewall de aplicativo da web e serviços de prevenção de ataques de negação de serviço (DoS) integrados. Também permite acesso seguro a aplicativos através de um módulo AAA (autenticação, autorização e contabilização) e SSL VPN.
  • B. NetScaler, que fornece à TI controle granular no nível do aplicativo e, ao mesmo tempo, oferece aos funcionários acesso remoto de qualquer lugar. Estabelece uma conexão criptografada segura entre o cliente e o data center para garantir que os recursos sejam acessados, em segurança, de qualquer lugar.
  • C. XenServer, que permite que os funcionários do governo acessem desktops e aplicativos de qualquer lugar ou dispositivo. Centraliza o gerenciamento de aplicativo e de desktop, fazendo com que as organizações governamentais possam reduzir os custos totais de operação em até 40%.
  • D. Hypervisor, responsável por prover serviços que permitem diferentes sistemas operacionais executarem no mesmo hardware concorrentemente. Suas funções incluem gerenciamento da memória e escalonamento da CPU de todas as máquinas virtuais.
  • E. Xen Desktop, que permite que as equipes de TI adicionem dinamicamente servidores a um grupo de recursos, criando novas máquinas virtuais em vez de adicionar servidores físicos, para atender às necessidades crescentes de computação.