O Microsoft Office é um produto que conta com recursos inexistentes em outras suítes de escritório, no entanto, trata-se de um produto proprietário, de código fonte fechado, sendo uma solução paga. Em busca de formas alternativas de ferramentas de escritório, um Analista de Desenvolvimento do CNMP realizou uma pesquisa, que constatou que
  • A. a Norma ABNT NBR ISO/IEC 26300:2008 cuida da especificação do formato Open Document Format for Office Applications, um formato de arquivo aberto, baseado em HTML para aplicações de escritório.
  • B. com a utilização de padrões abertos, como o ODF, os documentos gerados podem ser usados entre diversas ferramentas compatíveis, independente do aplicativo usado para manipulá-lo.
  • C. o padrão ODF se refere aos formatos dos arquivos do OpenOffice.org. Desta forma, as ferramentas deste pacote são as únicas que podem servir de alternativa a suítes de escritório proprietárias.
  • D. a Norma ISO 32000-1:2008 define os processos específicos para conversão de documentos em formato PDF, além de detalhes técnicos para o projeto de interfaces com o usuário e renderização de imagens neste padrão aberto.
  • E. o formato ODF tem como foco aplicações para escritório e as extensões dos tipos de arquivo mais utilizados são: .odt para texto, .odp para planilha de cálculo, .ods para apresentação de slides e .odb para imagens.