Muitas organizações possuem computadores centralizados, os chamados mainframes, e dispositivos de armazenamento, como rolos de fitas, storage etc., em seus data centers. Com a crescente evolução e, de certa forma, facilidade em armazenamento, possibilitaram que departamentos e/ou empresas tivessem seus próprios servidores e, assim, armazenassem as informações desejadas. Em implementações iniciais de sistemas abertos, o armazenamento, geralmente, era interno no servidor. De maneira a superar essas e outras dificuldades encontradas, a tecnologia de armazenamento evoluiu de armazenamento interno, não inteligente, para armazenamento em rede e, dessa forma, inteligente. Sobre os destaques na evolução desta tecnologia, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. RAID (Redundant Array of Independent Disks).

2. DAS (Direct‐Attached Storage).

3. SAN (Storage Area Network).

4. NAS (Network‐Attached Storage).

5. IP‐SAN (Internet Protocol SAN).

( ) Armazenamento dedicado a aplicativos de file serving. Conecta‐se a uma rede de comunicações existente (LAN) e fornece acesso a arquivos para clientes heterogêneos. Por ser construído propositalmente para aplicativos de servidor de arquivos, oferece maior escalabilidade, disponibilidade, desempenho e vantagens de custo comparado a servidores de arquivos de propósito geral.

( ) Tecnologia desenvolvida para direcionar os requisitos de custo, desempenho e disponibilidade de dados. Continua a se desenvolver sendo utilizada em todas as arquiteturas de armazenamento.

( ) Uma das evoluções mais recentes na arquitetura de armazenamento é uma convergência de tecnologias usadas por alguns outros tipos de armazenamento. Fornece comunicação em nível de blocos através de uma rede local (LAN) ou de longa distância (WAN), resultando em uma maior consolidação e disponibilidade dos dados.

( ) Rede FC (Fibre Channel) dedicada e de alto desempenho para facilitar a comunicação em nível de blocos entre os servidores e o armazenamento. Este é particionado e atribuído a um servidor para acessar os dados.

( ) Tipo de armazenamento que se conecta diretamente ao servidor (host) ou a um grupo de servidores em um cluster.

O armazenamento pode ser interno ou externo ao servidor. A sequência está correta em

  • A. 5, 3, 1, 2, 4.
  • B. 2, 4, 5, 3, 1.
  • C. 4, 1, 5, 3, 2.
  • D. 3, 2, 4, 5, 1.
  • E. 1, 5, 3, 4, 2.