Independentemente do tipo de tecnologia usada, ao se conectar um computador à rede ele pode estar sujeito a diversos tipos de ataques. De acordo com a cartllha CERT. BR, está correto o que se afirma em:
  • A. Interceptação de tráfego consiste em adivinhar, por tentativa e erro, um nome de usuário e senha e, assim, executar processos e acessar sites, computadores e serviços com o nome e com os mesmos privilégios deste usuário. Apesar deste ataque poder ser realizado manualmente, na grande maioria dos casos, é realizado com o uso de ferramentas automatizadas que permitem tornar o ataque bem mais efetivo.
  • B. Varredura em redes é uma técnica que consiste em alterar o conteúdo da página web de um site. Para ganhar mais visibilidade, chamar mais atenção e atingir maior número de visitantes, geralmente os atacantes alteram a página principal do site, porém, páginas internas também podem ser alteradas.
  • C. Um ataque de força bruta é uma técnica que consiste em efetuar buscas minuciosas em redes, com o objetivo de identificar computadores ativos e coletar informações. Com base nas informações coletadas é possível associar possíveis vulnerabilidades aos serviços disponibilizados, e aos programas instalados nos computadores ativos detectados.
  • D. Desfiguração ou defacement é uma técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, por meio do uso de programas específicos chamados de sniffers.
  • E. Ataque de negação de serviço é uma técnica pela qual um atacante utiliza um computador para tirar de operação um serviço, um computador ou uma rede conectada à Internet. O objetivo é exaurir recursos e causar indisponibilidades ao alvo. Quando isto ocorre, todas as pessoas que dependem dos recursos afetados são prejudicadas, pois ficam impossibilitadas de acessar ou realizar as operações desejadas.