Assinale a opção correta a respeito de estruturas de dados.
  • A. Em árvores binárias, o grau de um nó é sempre menor ou igual a dois. Determinada árvore binária, de altura 4, tem, no máximo, 8 folhas. Em uma árvore genérica, não binária, cada nó pode ter qualquer quantidade de nós derivados.
  • B. A consulta a uma árvore binária consiste em identificar ou não a existência de um nó correspondente ao argumento de busca. Para tanto, a busca inicia-se pela raiz: se o nó pesquisado estiver nulo, o argumento não está na árvore; se o argumento de busca for igual ao valor do nó, o processo de busca é concluído; se o argumento de busca for maior que o valor do nó, a busca continua pela subárvore esquerda do nó; se o argumento de busca for menor do que o nó, a busca continua pela subárvore direita do nó.
  • C. As árvores binárias têm uma forte natureza recursiva. Por isso, pode-se escrever todos os algoritmos de tratamento de árvores de forma recursiva, economizando linhas de código e melhorando o desempenho dos algoritmos. A consulta recursiva tem a mesma estrutura da consulta normal e consiste em percorrer a árvore até que seja encontrado o argumento de busca, ou que seja encontrado um elemento nulo, que indica que o argumento pesquisado não se encontra na árvore.
  • D. O único elemento diretamente acessível de uma pilha é seu elemento inferior; o elemento menos acessível é seu elemento superior. As operações de inserção e eliminação da pilha são realizadas em seu elemento superior na mesma ordem em que foram inseridos.
  • E. Em pesquisas por endereçamento indireto ou hashing, chama-se colisão a particularidade que permite que dois argumentos de busca diferentes tenham o mesmo endereço lógico, obtido a partir da função de congestionamento de tráfego.