Questões de Concursos Conselho Regional de Biologia - MG (CRBio 4ª Região/MG)

Ver página CRBio 4ª Região/MG Navegar questão a questão

Questão 60348

Conselho Regional de Biologia - MG (CRBio 4ª Região/MG) 2006

Cargo: Agente Fiscal - Área Auxiliar Administrativo / Questão 1

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Médio

Sobre o título: "Encontro de gerações", pode-se dizer que:

  • A.

    demonstra um desejo de que as gerações se encontrem

  • B.

    é inadequado, pois o texto ressalta o desencontro entre as gerações

  • C.

    mostra que, na realidade, os jovens se encontram e se relacionam com os mais velhos

  • D.

    é adequado, pois reflete uma realidade em que as gerações não se misturam, mas se encontram

Questão 60382

Conselho Regional de Biologia - MG (CRBio 4ª Região/MG) 2006

Cargo: Agente Fiscal - Área Auxiliar Administrativo / Questão 2

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Médio

O apartheid de gerações, sugerido pela narradora, pode ser confirmado, EXCETO em:

  • A.

    "A convivência entre pessoas de idades diferentes é salutar e necessária. As conversas podem resultar em troca e aprendizado"

  • B.

    "Basta observar um grupo de adolescentes passeando em um shopping para constatar como eles ignoram as crianças e os velhos que passam por eles"

  • C.

    "Chegamos ao ponto de considerar inadequada, arriscada e até nociva a convivência de crianças com outras mais velhas, ou mais novas, e delas com os adolescentes"

  • D.

    "Como as famílias estão menores e já não convivem com regularidade com os parentes, as crianças e os jovens estão quase confinados na convivência com seus pares"

Questão 60388

Conselho Regional de Biologia - MG (CRBio 4ª Região/MG) 2006

Cargo: Agente Fiscal - Área Auxiliar Administrativo / Questão 3

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Médio

Em relação à constituição do texto, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    o 6º parágrafo apresenta a tese defendida ao longo do texto

  • B.

    o 4º parágrafo só apresenta exemplos da distância entre as gerações

  • C.

    o 5º parágrafo é a reafirmação da idéia apresentada no 1º e no 2º parágrafos

  • D.

    no 1º e no 2º parágrafos, as observações são usadas para indicar a tese que será desenvolvida ao longo do texto

Questão 60397

Conselho Regional de Biologia - MG (CRBio 4ª Região/MG) 2006

Cargo: Agente Fiscal - Área Auxiliar Administrativo / Questão 4

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Médio

"Aliás, boa parte das lojas oferece roupas de estilo jovem – a diferença é apenas o tipo de jovem que elas atendem. Algumas oferecem roupas aos adolescentes e outras atendem a um público consumidor um pouco mais velho, mas ainda jovem".

A MELHOR interpretação para esse trecho é que boa parte das lojas:

  • A. só atende o público jovem
  • B. atende qualquer tipo de público
  • C. trata os mais velhos também como jovens
  • D. não tem roupas para os que se consideram velhos

Questão 60405

Conselho Regional de Biologia - MG (CRBio 4ª Região/MG) 2006

Cargo: Agente Fiscal - Área Auxiliar Administrativo / Questão 5

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Médio

De acordo com o texto, a convivência com as outras gerações:
  • A. só ocorre se for salutar e necessária
  • B.

    não ocorre, pois a convivência só se dá entre os pares

  • C.

    não ocorre, pois as famílias já não se empenham para isso

  • D.

    só ocorre se nos transformamos em um deles para nos relacionarmos

Questão 60411

Conselho Regional de Biologia - MG (CRBio 4ª Região/MG) 2006

Cargo: Agente Fiscal - Área Auxiliar Administrativo / Questão 6

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Médio

Em todos os trechos, a narradora inclui o leitor em suas reflexões, EXCETO em:

  • A.

    "E como fica, principalmente, nosso traquejo no relacionamento com as ou-tras gerações?"

  • B.

    "Hoje parece que temos de nos transformar em um deles para nos relacionarmos, não é verdade?"

  • C.

    "Considero os 'bailes da terceira idade', promovidos com tão boas intenções, um ícone desse estilo de viver – o apartheid de gerações".

  • D.

    "Chegamos ao ponto de considerar inadequada, arriscada e até nociva a convivência de crianças com outras mais velhas, ou mais novas, e delas com os adolescentes"

Questão 60426

Conselho Regional de Biologia - MG (CRBio 4ª Região/MG) 2006

Cargo: Agente Fiscal - Área Auxiliar Administrativo / Questão 7

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Médio

Os termos destacados estão corretamente interpretados entre parênteses, EXCETO em:
  • A.

    "A convivência entre pessoas de idades diferentes é salutar e necessária". (saudável)

  • B.

    "Chegamos ao ponto de considerar inadequada, arriscada e até nociva a convivência de crianças com outras [...]" (prejudicial)

  • C.

    "O fundamental parece ser não misturar as gerações, e isso já está tão arraigado que até os pais, quando buscam escolas, observam se há convivência [...]" (aperfeiçoado)

  • D.

    "Damos condições para que os velhos se reúnam com outros velhos, e isso é positivo, mas ao mesmo tempo os separamos da convivência com as outras gerações. Em outras palavras: nós os segregamos". (isolamos)

Questão 60436

Conselho Regional de Biologia - MG (CRBio 4ª Região/MG) 2006

Cargo: Agente Fiscal - Área Auxiliar Administrativo / Questão 8

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Médio

É permitida mais de uma concordância para os verbos destacados em:

  • A.

    "Aliás, boa parte das lojas oferece roupas de estilo jovem [...]"

  • B.

    "As conseqüências desse desmembramento social são variadas".

  • C.

    "[...] lembrei-me de uma característica das lojas: especializam-se em atender o público consumidor também por faixa de idade"

  • D.

    "[...] isso ensina a ter maleabilidade em situações diferentes e, principalmente, amplia a visão de cada um sobre si mesmo e sobre o mundo".

Questão 60444

Conselho Regional de Biologia - MG (CRBio 4ª Região/MG) 2006

Cargo: Agente Fiscal - Área Auxiliar Administrativo / Questão 9

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Médio

Os referentes dos termos destacados estão corretamente identificados entre parênteses, EXCETO em:

  • A.

    "Em outras palavras: nós os segregamos". (os velhos)

  • B.

    "[...] e até nociva a convivência de crianças com outras mais velhas, ou mais novas, e delas com os adolescentes". (crianças)

  • C.

    "[...] se há convivência ou mesmo proximidade dos alunos mais novos com os mais velhos, inclusive no horário de intervalo, porque querem evitá-la". (convivência ou mesmo proximidade ...)

  • D.

    "Basta observar um grupo de adolescentes passeando em um shopping para constatar como eles ignoram as crianças e os velhos que passam por eles". (os velhos)

Questão 60452

Conselho Regional de Biologia - MG (CRBio 4ª Região/MG) 2006

Cargo: Agente Fiscal - Área Auxiliar Administrativo / Questão 10

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Médio

Os agentes das ações verbais estão corretamente identificados entre parênteses, EXCETO em:

  • A.

    "E como fica, principalmente, nosso traquejo no relacionamento com as ou-tras gerações"? (nosso traquejo)

  • B.

    "Imediatamente lembrei-me de uma característica das lojas: especializam-se em atender o público consumidor também por faixa de idade". (uma ca-racterística das lojas)

  • C.

    "As escolas também consideram o fato problemático e, quando têm um aluno dois ou três anos mais velho do que a média da classe, cercam-se de cuidados". (As escolas)

  • D.

    "Basta observar um grupo de adolescentes passeando em um shopping para constatar como eles ignoram as crianças e os velhos que passam por eles". (observar um grupo de adolescentes passeando em um shopping)