Questões de Concurso de Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Economia

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Questão 509208

Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 2010 (2ª edição)

Cargo: Analista de Pesquisa Energética - Área Economia de Energia / Questão 28

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Amartya Sen e outros colaboradores criaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como forma de avaliar o grau de desenvolvimento e as condições de vida de um país. Tal índice combina a renda média com indicadores de

  • A.

    nível educacional e de longevidade.

  • B.

    igualdade racial e de produção per capita.

  • C.

    desemprego e de concentração da renda.

  • D.

    nível educacional e de mortalidade infantil.

  • E.

    liberdade empresarial e de situação política.

Questão 376297

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010 (2ª edição)

Cargo: Analista Socioeconômico / Questão 55

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A tabela abaixo foi retirada de um estudo que relaciona anos de escolaridade com renda média no Brasil, em 2006.

O exame da tabela permite concluir que

  • A.

    há uma oportunidade para reduzir a desigualdade de renda por meio de investimentos em educação.

  • B.

    a taxa de retorno para a educação declina quando aumenta o nível educacional.

  • C.

    a taxa de retorno independe de raça, gênero ou classe social.

  • D.

    tendo em vista seu baixo retorno, o ensino deveria ser gratuito em todos os níveis.

  • E.

    as taxas de retorno têm sido estáveis ao longo do tempo.

Questão 376305

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010 (2ª edição)

Cargo: Analista Socioeconômico / Questão 63

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O gráfico abaixo mostra a curva de Lorenz para o caso de um país com duas classes sociais: os pobres, que são 80% da população e auferem 20% da renda do país e os ricos, que são 20% da população e auferem 80% da renda. Suponha que dentro de cada classe social a distribuição de renda seja uniforme.

Essa situação gera um coeficiente de Gini similar ao do Brasil atual. O valor desse coeficiente é de

  • A.

    0.2

  • B.

    0.4

  • C.

    0.6

  • D.

    0.8

  • E.

    1.0

Questão 535815

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) 2010

Cargo: Professor de Ensino Básico - Área Gestão Financeira / Questão 104

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, relativos ao papel das agências de fomento, do desenvolvimento econômico e social e dos indicadores sociais, em particular o índice de desenvolvimento humano (IDH).

O IDH surgiu no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para classificar os países pelo grau de desenvolvimento humano. O IDH, atualmente, contempla três dimensões: vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida decente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 603097

Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) 2008

Cargo: Analista em Ciência Pleno 1-I (B22) / Questão 103

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A abordagem integrada do desenvolvimento, envolvendo tanto seus aspectos econômicos como aqueles relativos à questão social, é particularmente relevante, em países como o Brasil, caracterizado por importantes heterogeneidades. Com respeito a esses aspectos do desenvolvimento, julgue os próximos itens.

Em razão do crescimento da renda média de todos décimos da distribuição de renda, entre 1981 e 2002, ocorreu um declínio tanto da pobreza como da extrema pobreza no Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 384305

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2009 (3ª edição)

Cargo: Economista / Questão 68

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O crescimento econômico de um país, no sentido do aumento do PIB real per capita, normalmente reduz a pobreza (aumentando a renda média dos pobres). Mas, muitas vezes, piora a distribuição de renda, pois a renda média dos pobres aumenta menos que a renda média total. No entanto, segundo estudiosos do assunto, em alguns países asiáticos de alto crescimento não aconteceu esta piora na distribuição de renda porque
  • A. o crescimento não foi heterogêneo, não foi centrado em alguns setores enquanto outros estagnavam, criando problemas estruturais.
  • B. foram priorizados os setores de tecnologia de ponta no processo de crescimento.
  • C. houve ênfase em investimentos para atender ao mercado externo.
  • D. houve controle rígido da migração rural-urbana.
  • E. houve controle rígido da migração rural-urbana.

Questão 563690

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2009

Cargo: Economista / Questão 83

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca do desenvolvimento econômico e social e das transformações do papel do Estado nas sociedades contemporâneas e no Brasil, julgue os itens a seguir.

As desigualdades socioeconômicas da população brasileira aumentaram após a Constituição Federal de 1988. Devido ao ambiente econômico marcado pela falta de crescimento, a política social não conseguiu reduzir a pobreza e a desigualdade no Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 563692

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2009

Cargo: Economista / Questão 85

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Ainda que o Brasil seja um país marcado por grandes diversidades regionais, os cálculos do IDH para as unidades da federação revelam resultados homogêneos para os estados brasileiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 563693

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2009

Cargo: Economista / Questão 86

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Um dos objetivos do IDH é oferecer um contraponto ao PIB per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Para tanto, o IDH, calculado para todos os países membros da ONU, além de computar o PIB per capita em dólar, depois de corrigí-lo pelo poder de compra da moeda de cada país, também leva em conta dois outros componentes, a longevidade e a educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 563697

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2009

Cargo: Economista / Questão 87

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base na figura acima, que representa uma curva de Lorenz de determinado país hipotético e na teoria relativa à distribuição de renda, julgue os itens seguintes.

A área hachurada " da figura, situada entre a curva de Lorenz e a curva de perfeita desigualdade, pode ser denominada área de igualdade.

  • C. Certo
  • E. Errado