Acerca da análise das alternativas de investimentos e suas especificidades, assinale a opção correta.

  • A.

    A TMA corresponde ao custo do capital investido, ou ainda, o custo do capital da empresa deduzido do risco envolvido em cada alternativa de investimento.

  • B.

    O método do valor presente líquido caracteriza-se, essencialmente, pela transferência para o instante presente de todas as variações de caixa esperadas, descontadas à taxa interna de retorno do investimento.

  • C.

    O valor anual uniforme caracteriza-se pela transformação de todos os fluxos de caixa do projeto considerado, em uma série uniforme de pagamentos, indicando, dessa forma, o valor do benefício líquido, por período, oferecido pela alternativa de investimento.

  • D.

    A taxa interna de retorno (TIR) deve ser comparada com a TMA para a conclusão a respeito da aceitação ou não do projeto. Uma TIR menor que a TMA indica projeto atrativo.

  • E.

    Para proceder à análise incremental deve-se certificar de que as propostas tenham TMA maior que a TIR. No caso de alternativas de investimento complementares, deve-se examinar a taxa de retorno obtida no acréscimo de investimento de uma em relação à outra. Sempre que esta taxa for superior à TMA, o acréscimo é vantajoso, isto faz com que a proposta escolhida não seja necessariamente a de maior taxa de retorno.