Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais ÓRGÃOS INTERNACIONAIS Normas ISO/IEC - International Organization for Standardization/International Electrotechnical Commission ISO/IEC 27002

A Norma NBR ISO/IEC 27002:2005 recomenda que os equipamentos tenham uma manutenção correta para assegurar sua disponibilidade e integridade permanentes. De acordo com a Norma, convém que seja levada em consideração, para a manutenção dos equipamentos, a seguinte diretriz:
  • A. Sejam mantidos registros de todas as falhas, suspeitas ou reais, e de todas as operações de manutenção preventiva e corretiva realizadas.
  • B. A manutenção e os consertos dos equipamentos sejam realizados somente por pessoal terceirizado, indicado pelo fornecedor.
  • C. A manutenção seja realizada em intervalos seguindo a regra: equipamentos caros devem ter manutenção a cada 60 dias e equipamentos mais baratos a cada 6 meses.
  • D. Sejam implementados controles apropriados antes da manutenção, de forma que todas as informações sensíveis sempre sejam eliminadas do equipamento.
  • E. Sejam atendidas apenas as exigências estabelecidas nas apólices de seguro que não interfiram na programação interna de manutenção definida na empresa.