Questões de Concurso de Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária - Legislação Federal

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Questão 909506

Câmara Municipal de Nova Friburgo - RJ 2017

Cargo: Assessor de Comunicação Social / Questão 49

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Toda atividade publicitária “deve caracterizar-se pelo respeito ao interesse social”. “Nenhum anúncio deve favorecer ou estimular ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade”. Estes são princípios gerais que constam, desta forma redigida
  • A. da Constituição (Carta Magna) de 1988.
  • B. do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 1990).
  • C. do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária de 1980.
  • D. da Regulamentação da Profissão de Publicitário (Lei nº 4.680, de 1965).

Questão 611936

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Comunicação Social / Questão 69

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens subsecutivos, acerca de disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF), no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no Código de Ética do Profissional de Relações Públicas e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

É vedado ao profissional de relações públicas atender a clientes concorrentes em todas as circunstâncias, tendo em vista o conflito de interesses que tal atitude acarretaria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 611938

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Comunicação Social / Questão 71

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens subsecutivos, acerca de disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF), no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no Código de Ética do Profissional de Relações Públicas e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

O CONAR atua na publicidade comercial, na propaganda político-partidária e no merchandising ou publicidade indireta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 611939

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Comunicação Social / Questão 72

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens subsecutivos, acerca de disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF), no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no Código de Ética do Profissional de Relações Públicas e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

Os infratores das normas estabelecidas pelo CONAR, e seus anexos, estarão sujeitos à proibição de veiculação de seus anúncios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 908942

Ministério das Cidades 2013

Cargo: Técnico em Comunicação Social / Questão 70

Banca: Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Nível: Superior

Mesmo existindo um Código de Ética do Profissional de Propaganda, há uma organização que tem a finalidade de regulamentar o setor. Assinale a alternativa que apresenta essa organização.
  • A. APP.
  • B. ABAP.
  • C. ABA.
  • D. AMPRO.
  • E. CONAR.

Questão 867818

Assembléia Legislativa - ES 2011

Cargo: Analista em Comunicação Social I - Área Editor de Texto/TV / Questão 28

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca das disposições do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, do CONAR, assinale a opção correta.
  • A. O uso da sensualidade em publicidade de bebidas alcoólicas e o tratamento de modelos como objetos sexuais são alvos de restrições do CONAR, nesse código.
  • B. O infrator a norma estabelecida no código estará sujeito a multa imposta pelo CONAR.
  • C. Cabe à Associação Brasileira das Agências de Propaganda apreciar e julgar infração a dispositivo exposto no código.
  • D. O principal objetivo do código é a regulamentação das normas éticas aplicáveis à publicidade e à propaganda, e à propaganda política e à político-partidária.
  • E. O código veda o emprego de gírias e de palavras e expressões estrangeiras na produção dos anúncios.

Questão 451445

Tribunal Regional do Trabalho / 23ª Região (TRT 23ª) 2011

Cargo: Analista Ministerial - Área Comunicação Social / Publicidade e Propaganda / Questão 50

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Segundo o Código Brasileiro de Auto Regulamentação Publicitária, o anúncio não deverá conter informação de texto ou a apresentação visual que direta ou indiretamente, por implicação, omissão, exagero ou ambiguidade, leve o consumidor a engano quanto ao produto anunciado, quanto ao anunciante ou seus concorrentes, nem tampouco quanto a

  • A.

    validade do produto, procedência, composição e finalidade.

  • B.

    constituição do produto, procedência, finalidade e validade.

  • C.

    natureza do produto, objetivo de uso, composição e finalidade.

  • D.

    constituição do produto, procedência, objetivo de uso e validade.

  • E.

    natureza do produto, procedência, composição e finalidade.

Questão 445418

Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) 2011

Cargo: Analista de Empresa de Comunicação Pública - Área Relações Públicas / Questão 51

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base nas principais teorias a respeito do papel dos meios de comunicação e considerando a responsabilidade social e a importância desses meios para o funcionamento do Estado democrático republicano, julgue os itens seguintes.

A existência do Conselho Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e a de seu Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária representam uma iniciativa brasileira coerente com a concepção de que, no campo midiático, é necessária a atuação de meios que assegurem a responsabilidade social, sem a interferência do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 424944

Tribunal de Justiça   - ES (TJES/ES) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Comunicação Social / Questão 56

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

De acordo com o disposto no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP), julgue os itens que se seguem.

Embora, no CBAP, não constem disposições específicas a respeito da chamada propaganda subliminar, é expressa a condenação a quaisquer tentativas destinadas à produção de efeitos subliminares em publicidade ou propaganda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 424945

Tribunal de Justiça   - ES (TJES/ES) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Comunicação Social / Questão 57

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

De acordo com o disposto no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP), julgue os itens que se seguem.

De acordo com o CBAP, os testemunhais correspondem a anúncios em que são utilizados modelos sem personalização, cujos depoimentos são caracterizados como licenças publicitárias.

  • C. Certo
  • E. Errado