Questões de Concurso de Código de Ética da Profissão Farmacêutica - Legislação Federal

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 949454

Hospital Universitário de Brasília (HUB) 2018 (2ª edição)

Cargo: Médico Multiprofissional em Atenção Básica - Área Farmácia / Questão 91

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base no Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução n.º 596/2014, julgue os itens que se seguem. É vedado ao farmacêutico o exercício simultâneo da farmácia e da nutrição.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 949455

Hospital Universitário de Brasília (HUB) 2018 (2ª edição)

Cargo: Médico Multiprofissional em Atenção Básica - Área Farmácia / Questão 92

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base no Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução n.º 596/2014, julgue os itens que se seguem. Na dispensação hospitalar interna, é permitida a dispensação de medicamento fracionado com identificação codificada, desde que sem omissão de seu nome ou de sua fórmula.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 949456

Hospital Universitário de Brasília (HUB) 2018 (2ª edição)

Cargo: Médico Multiprofissional em Atenção Básica - Área Farmácia / Questão 93

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base no Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução n.º 596/2014, julgue os itens que se seguem. É vedado ao farmacêutico delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão farmacêutica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 949457

Hospital Universitário de Brasília (HUB) 2018 (2ª edição)

Cargo: Médico Multiprofissional em Atenção Básica - Área Farmácia / Questão 94

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base no Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução n.º 596/2014, julgue os itens que se seguem. A recusa do recebimento de mercadorias ou produtos sem rastreabilidade de sua origem, sem nota fiscal ou em desacordo com a legislação vigente é uma faculdade do farmacêutico.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 949458

Hospital Universitário de Brasília (HUB) 2018 (2ª edição)

Cargo: Médico Multiprofissional em Atenção Básica - Área Farmácia / Questão 95

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base no Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução n.º 596/2014, julgue os itens que se seguem. O profissional farmacêutico responde individualmente, mas não solidariamente, quando realiza ato de dispensação em atendimento a prescrição contrária aos ditames da ciência, da ética e da técnica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 838955

Prefeitura de Presidente Prudente - SP 2016

Cargo: Farmacêutico / Questão 44

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Quanto às infrações e sanções disciplinares estabelecidas pelo Código de Ética da Profissão Farmacêutico, pode-se afirmar que
  • A. a verificação do cumprimento das normas estabelecidas nesse Código é atribuição exclusiva da Comissão de Ética dos Conselhos Regionais de Farmácia.
  • B. a apuração das infrações éticas compete ao Conselho Federal de Farmácia em que o profissional estiver inscrito, ao tempo do fato punível em que incorreu.
  • C. prescreve em 12 meses a constatação fiscal de ausência do farmacêutico no estabelecimento, por meio de auto de infração ou termo de visita, para efeito de instauração de processo ético.
  • D. o profissional condenado por sentença criminal transitada em julgado em razão do exercício da profissão ficará “ex officio” suspenso da atividade, enquanto durar a execução da pena.
  • E. o farmacêutico portador de doença que o incapacite ao exercício da profissão farmacêutica, atestada em instância administrativa, judicial ou médica, e certificada pelo Conselho Regional de Farmácia, terá o seu registro e as suas atividades profissionais caçados.

Questão 797508

Prefeitura de Juatuba - MG 2015

Cargo: Farmacêutico / Questão 29

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

De acordo com o Decreto nº 85.878/1981, constante do Código de Ética da profissão farmacêutica, o então Presidente da República, João Figueiredo, deixa claro quais são as atribuições privativas deste profissional. São atribuições do farmacêutico, as seguintes atividades, EXCETO:
  • A. Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas médicas reconhecidamente aceitas no país.
  • B. O magistério superior das matérias privativas constantes do currículo próprio do curso de formação farmacêutica, obedecida a legislação do ensino.
  • C. Desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopeicas, quando a serviço do público em geral, ou mesmo de natureza privada.
  • D. A fiscalização profissional sanitária e técnica de empresas, estabelecimentos, setores, fórmulas, produtos, processos e métodos farmacêuticos, ou de natureza farmacêutica.

Questão 781883

Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) 2015

Cargo: Especialista em Assistência Penitenciária - Área Farmácia / Questão 110

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Um comitê de ética em pesquisa (CEP) recebeu para apreciação um projeto que prevê a realização de um ensaio clínico para avaliar os efeitos da alimentação na biodisponibilidade oral de um bloqueador alfa-adrenérgico veiculado em um comprimido de liberação modificada em comparação com o comprimido tradicional. De acordo com o protocolo experimental proposto, serão selecionados, em um presídio, vinte e quatro voluntários do sexo masculino, com idade entre dezoito e quarenta e cinco anos. Após a seleção, os voluntários serão distribuídos, mediante a realização de sorteio, em dois grupos. O farmacêutico receberá cartelas de comprimidos apenas com a identificação dos grupos na embalagem. No primeiro dia do estudo, o farmacêutico entregará aos voluntários uma dose única do comprimido correspondente ao seu grupo e, logo após a ingestão do comprimido, os voluntários receberão uma refeição padronizada com elevado conteúdo de gordura. Transcorridos sete dias, os voluntários receberão, em jejum, uma dose única do comprimido correspondente ao seu grupo. Após intervalos específicos, serão feitas coletas de sangue dos voluntários para se avaliar o teor do fármaco.

Com relação ao estudo clínico descrito, julgue os itens a seguir.

O CEP deve emitir parecer desfavorável à realização desse estudo clínico, já que, de acordo com a Declaração de Helsinque, é proibido o recrutamento de voluntários saudáveis para a realização de pesquisas clínicas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 727354

Secretaria da Administração Penitenciária - SP (SAP/SP) 2014

Cargo: Agente Técnico de Assistência à Saúde - Área Farmacêutico / Questão 26

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

O Código de Ética da Profissão Farmacêutica, aprovado pela Resolução n.º 417/ 2004 do Conselho Federal de Farmácia, apresenta deveres e proibições ao profissional farmacêutico.

Analise as assertivas a seguir e assinale “D” para os deveres e “P” para as proibições.

( ) Oferecer a assistência farmacêutica e fornecer informações ao usuário dos serviços prestados.

( ) Participar de qualquer tipo de experiência em ser humano, pesquisa clínica, em que se constate desrespeito a algum direito alienável do ser humano.

( ) Exercer simultaneamente a medicina.

( ) Praticar procedimento que não seja reconhecido pelo Conselho Federal de Farmácia.

( ) Aceitar a interferência de leigos em seus trabalhos e em suas decisões de natureza profissional.

A sequência correta de deveres e proibições assinaladas de cima para baixo encontra-se, respectivamente, em:

  • A. D; P; D; P; P
  • B. D; P; P; P; P
  • C. P; D; P; P; D
  • D. P; P; D; D; P
  • E. D; D; P; P; P

Questão 944709

Prefeitura de Fraiburgo - SC 2017

Cargo: Farmacêutico / Questão 23

Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Nível: Superior

De acordo com o Código de Processo Ético da profissão farmacêutica, sobre a apuração ética, é correto afirmar:
  • A. O processo encerra-se no momento do pedido de desligamento do profissional perante o Conselho Regional em que esteve inscrito.
  • B. O pedido de transferência de inscrição profissional para outro Conselho Regional implica interrupção do processo ético.
  • C. A competência disciplinar é do Conselho Regional de Farmácia em que o farmacêutico acusado estiver inscrito no tempo do fato punível em que incorreu.
  • D. O Conselho Regional pode optar por tratar do processo ético em sigilo ou de forma pública e transparente.
  • E. Apenas o farmacêutico acusado de falha ética pode ter acesso aos documentos e conteúdos de seu processo, ficando vetada a participação de terceiros ou representantes jurídicos.