Questões de Concurso de Código de Ética do Psicólogo - Legislação Federal

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 846747

Tribunal Regional do Trabalho / 11ª Região (TRT 11ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Psicologia / Questão 69

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Cláudio (38 anos) e Lia (36 anos) estavam casados há 10 anos, quando Cláudio suspeitou que Lia tivesse um caso extra-conjugal com um colega de trabalho. Encontrava-se muito ansioso e passou a ter insônia, o que lhe trouxe muitos outros sintomas e decidiu por iniciar uma psicoterapia. Preocupada com o marido, Lia telefonou ao psicólogo de Cláudio e solicitou um relatório psicológico sobre o estado mental atual do esposo. Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o psicólogo de Cláudio
  • A. pode emitir um atestado psicológico, certificando uma determinada situação ou estado psicológico de Cláudio, para justificar faltas e/ou impedimentos apresentados por ele.
  • B. pode fornecer o relatório psicológico, uma vez que a esposa de Cláudio é a pessoa próxima a cuidá-lo e desrespeitar o sigilo, nesse caso, tem o sentido de protegê-lo, o que permite a emissão de documentos específicos.
  • C. pode emitir um laudo com dados sobre os sintomas registrados, situações ou estados psicológicos.
  • D. pode emitir uma declaração com o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.
  • E. não pode fornecer o relatório psicológico, uma vez que é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas.

Questão 830246

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Analista de Gestão Educacional - Área Psicologia / Questão 116

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o código de ética profissional do psicólogo e as perspectivas contemporâneas da atuação do psicólogo escolar, julgue os itens a seguir. Em situação multiprofissional, não cabe ao psicólogo, em respeito ao código de ética, intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outros profissionais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 830247

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Analista de Gestão Educacional - Área Psicologia / Questão 117

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o código de ética profissional do psicólogo e as perspectivas contemporâneas da atuação do psicólogo escolar, julgue os itens a seguir. Ao acompanhar as atividades em sala de aula ou em outro espaço da escola, o psicólogo educacional deve informar aos sujeitos da instituição a utilização de meios de registro e observação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 830248

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Analista de Gestão Educacional - Área Psicologia / Questão 118

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o código de ética profissional do psicólogo e as perspectivas contemporâneas da atuação do psicólogo escolar, julgue os itens a seguir. Na realização de pesquisas com a finalidade de caracterizar a população estudantil de uma escola, fica a critério do psicólogo salvaguardar o caráter voluntário da participação dos alunos, já que a finalidade da pesquisa impõe a obrigatoriedade da participação dos envolvidos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 830249

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Analista de Gestão Educacional - Área Psicologia / Questão 119

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o código de ética profissional do psicólogo e as perspectivas contemporâneas da atuação do psicólogo escolar, julgue os itens a seguir. De acordo com o código de ética profissional do psicólogo, esse profissional, ao trabalhar em uma organização, deve respeitar a missão, a filosofia e a vigência das políticas e normas da empresa, desde que estas não caracterizem negligência e discriminação, já que é vedado ao psicólogo ser conivente com tais práticas durante sua atuação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 830250

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Analista de Gestão Educacional - Área Psicologia / Questão 120

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o código de ética profissional do psicólogo e as perspectivas contemporâneas da atuação do psicólogo escolar, julgue os itens a seguir. Em atendimento psicossocial educativo na escola para intervenção e avaliação da queixa escolar com crianças em situações de acolhimento institucional, o psicólogo só poderá dar prosseguimento à intervenção e efetuar o atendimento se obtiver autorização dos responsáveis legais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 825390

Tribunal Regional Eleitoral / Rio Grande do Sul (TRE RS) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 47

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Assinale a opção em que se apresenta uma penalidade para infrações disciplinares decorrentes de transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
  • A. censura individual
  • B. suspensão do exercício profissional por até sessenta dias
  • C. repreensão aplicada por escrito
  • D. advertência
  • E. demissão

Questão 825391

Tribunal Regional Eleitoral / Rio Grande do Sul (TRE RS) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 48

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base nas disposições do Código de Ética Profissional do Psicólogo, assinale a opção correta.
  • A. O código de ética vigente reflete a necessidade sentida pela categoria de atender aos interesses sociais da população.
  • B. Um dos princípios fundamentais da categoria preconiza que o psicólogo deve desconsiderar as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais.
  • C. É vedado ao psicólogo emprestar a leigos instrumentos ou técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão.
  • D. O psicólogo poderá emitir documentos sem fundamentação e qualidade técnico-científica quando estes puderem interferir positivamente nos objetos do serviço prestado.
  • E. É vedado ao psicólogo promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, de modo individual ou coletivo.

Questão 825392

Tribunal Regional Eleitoral / Rio Grande do Sul (TRE RS) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 49

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Ainda a propósito do disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo, assinale a opção correta.
  • A. No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, devem ser comunicadas ao responsável todas as informações colhidas para que sejam promovidas medidas em benefício daqueles.
  • B. O referido código poderá ser alterado pelos conselhos regionais de psicologia, por iniciativa própria ou da categoria, desde que ouvido o CFP.
  • C. As dúvidas na observância desse código e os casos omissos serão resolvidos pelo CFP, ouvindo-se os conselhos regionais de psicologia.
  • D. O psicólogo que interromper seu trabalho por extinção do serviço de Psicologia deverá destruir completamente seus arquivos confidenciais.
  • E. Caberá aos psicólogos docentes ou supervisores esclarecer, informar e orientar os estudantes acerca dos princípios e das normas contidas nesse código, assim como exigir deles a observância desses princípios.

Questão 851432

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH - PB (HUJB-UFCG/PB) 2017 (3ª edição)

Cargo: Psicólogo - Área Hospitalar / Questão 49

Banca: Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)

Nível: Superior

Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo. O Código de Ética da Psicologia é reflexo da necessidade, sentida pela categoria e suas entidades representativas, de atender à evolução do contexto institucional-legal do país, marcadamente a partir da promulgação da denominada Constituição Cidadã, em 1988, e das legislações dela decorrentes. De acordo com o código que rege a profissão do psicólogo, assinale a alternativa correta.
  • A. O psicólogo, ao participar de atividade em veículos de comunicação, poderá divulgar qualificações, valores, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão, a fim de esclarecimentos a população.
  • B. Em caso de interrupção do trabalho do psicólogo como demissão ou exoneração, ele fica responsável por guardar de maneira segura todo o seu material, evitando que o outro profissional tenha acesso para que não haja nenhum tipo de exposição do paciente ou quebra de sigilo.
  • C. De acordo com o Art. 7º- o psicólogo não poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional.
  • D. O Art. 16 prevê, em relação à realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, que o psicólogo avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos, como pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, grupos, organizações e comunidades envolvidas.
  • E. Não é vedado ao psicólogo, de acordo com o Art. 2º-, desviar para serviço particular ou de outra instituição, visando benefício próprio, pessoas ou organizações atendidas por instituição com a qual mantenha qualquer tipo de vínculo profissional.