Questões de Concurso de Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas - Legislação Federal

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Questão 913709

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul - RS (DPE/RS) 2017

Cargo: Analista - Área Comunicação Social / Questão 36

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considere hipoteticamente que a Defensoria Pública contratou um profissional da área de Relações Públicas para atuar no gerenciamento de crise relacionada à sua atuação em defesa dos cidadãos contra uma autarquia municipal. O profissional contratado tinha entre os seus clientes a Prefeitura Municipal responsável pela autarquia. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, de 2001,
  • A. esse fato não impede que o profissional atue nas duas frentes, desde que o número de seus clientes lhe dê condições de fazer um trabalho eficiente.
  • B. a prática não está amparada porque é vedado ao profissional atender clientes concorrentes, sem autorização prévia das partes atendidas.
  • C. o profissional deverá agir com absoluta isenção, limitando-se a expor o que lhe for dado conhecer por meio da análise e observação do material, oferecendo às partes pareceres dentro de suas atribuições.
  • D. se o contrato oferecido pela Defensoria não ferir a sua dignidade profissional e os princípios do Código de Ética, não existirão óbices que impeçam a sua atuação nas duas instituições.
  • E. o contratado poderá oferecer um substituto que atuará segundo as suas orientações.

Questão 909718

Prefeitura de Salvador - BA 2017

Cargo: Técnico de Nível Superior II - Área Suporte Administrativo - Especialidade: Comunicação Social / Questão 61

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, é vedado ao profissional de RP
  • A. atender clientes concorrentes, mesmo que as partes atendidas permitam.
  • B. pleitear ser nomeado perito em casos que envolvam os seus clientes, a fim de proteger colegas ligados a ações de lobby.
  • C. quebrar o sigilo em relação às ações de seus clientes, mesmo que estas se refiram a fatos delituosos.
  • D. fazer lobby a favor de seu cliente junto a órgãos de governo
  • E. colaborar em cursos de formação de profissionais de relações públicas se não possuir curso de licenciatura.

Questão 597717

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Marketing / Questão 114

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere às atividades do profissional de relações públicas e à cultura organizacional, julgue os itens a seguir.

A divulgação de informações inverídicas sobre uma organização é vedada pelo Código de Ética do profissional de relações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 695645

Petrobras 2012

Cargo: Profissional de Comunicação Social Júnior - Área Relações Públicas / Questão 21

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A profissão de Relações Públicas no Brasil tem seu Código de Ética elaborado e aprovado pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas.

De acordo com esse Código, é permitido ao profissional

  • A. divulgar informações inverossímeis, de modo a estabelecer imagem favorável ao canal de comunicação.
  • B. cobrar pelos serviços profissionais prestados a entidades filantrópicas ou representativas de movimentos comunitários.
  • C. denunciar aos Conselhos Regionais as pessoas que exercem a profissão de Relações Públicas sem o devido registro.
  • D. exercer a atividade de lobby para induzir a aprovação de matéria controversa que favoreça os seus propósitos.
  • E. trabalhar para clientes concorrentes, desautorizado pelas partes atendidas.

Questão 486018

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - SP (CREFITO 3ª Região/SP) 2012

Cargo: Relações Públicas / Questão 59

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, são deveres do profissional de Relações Públicas, nas suas relações com os clientes,

I. dar ao cliente informações concernentes ao trabalho a ser realizado, definindo bem seus compromissos e responsabilidades profissionais, a fim de que ele possa decidir-se pela aceitação ou recusa da proposta dos serviços profissionais;

II. esclarecer ao cliente, no caso de atendimento em equipe, a definição e qualificação profissional dos demais membros dessa, seus papéis e suas responsabilidades;

III. ampliar o número de seus clientes de modo a dar condições para o crescimento da agência;

IV. sugerir ao cliente serviços de outros colegas sempre que se impuser à necessidade de prosseguimento dos serviços prestados, e estes, por motivos ponderáveis, não puderam ser continuados por quem os assumiu inicialmente;

V. entrar em entendimentos com seu substituto, comunicando- lhe as informações necessárias à boa continuidade dos trabalhos, quando se caracterizar a situação mencionada no item anterior.

Pode-se afirmar que

  • A.

    todas as alternativas estão corretas.

  • B.

    somente I, II e IV estão corretas.

  • C.

    somente I, II, IV e V estão corretas.

  • D.

    somente I, II, III e IV estão corretas.

  • E.

    todas as alternativas estão incorretas.

Questão 828199

Tribunal Regional Eleitoral / Pernambuco (TRE PE) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Relações Públicas / Questão 24

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

De acordo com os fundamentos do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, o profissional de Relações Públicas baseia seu trabalho no respeito aos princípios
  • A. da Lei de Imprensa.
  • B. da Declaração de Princípios sobre a Liberdade de Expressão.
  • C. da Declaração do Milênio das Nações Unidas.
  • D. do Pacto Global das Nações Unidas sobre o Direito da Informação.
  • E. da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Questão 828204

Tribunal Regional Eleitoral / Pernambuco (TRE PE) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Relações Públicas / Questão 29

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Sobre deveres do profissional de Relações Públicas, nas suas relações com os clientes, analise:

I. dar ao cliente informações concernentes ao trabalho a ser realizado, definindo bem seus compromissos e responsabilidades profissionais, a fim de que ele possa decidir-se pela aceitação ou recusa da proposta dos serviços profissionais.

II. esclarecer ao cliente, no caso de atendimento em equipe, a definição e qualificação profissional dos demais membros desta, seus papéis e suas responsabilidades.

III. limitar o número de seus clientes às condições de trabalho eficiente.

IV. sugerir ao cliente serviços de outros colegas sempre que se impuser a necessidade de prosseguimento dos serviços prestados, e estes, por motivos ponderáveis, não poderão ser continuados por quem os assumiu inicialmente.

V. entrar em entendimentos com seu substituto, comunicando-lhe as informações necessárias à boa continuidade dos trabalhos, quando se caracterizar uma situação de interrupção de prestação de serviços.

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, em vigor nos termos do Art. 80 da RN 14/87, de 14 de dezembro de 1987, com alterações introduzidas pelo art. 108 da RN 49/03, de 22 de março de 2003, é correto o que consta em

  • A. I, II, III e IV, apenas.
  • B. I, II, III e IV, apenas.
  • C. I, II, III, IV e V.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. II, III e IV, apenas.

Questão 865348

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - AP (IFAP/AP) 2016

Cargo: Relações Públicas / Questão 37

Banca: Fundação Universa (FUNIVERSA)

Nível: Superior

Acerca dos conflitos que afloram do exercício de conciliar uma identidade profissional ética e os interesses corporativos, considerando o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, assinale a alternativa correta.
  • A. O sigilo profissional garante ao profissional de relações públicas a segurança jurídica para atuar em prol da manipulação do público em vista a assegurar os resultados desejados.
  • B. É dever fundamental do profissional de relações públicas servir aos interesses do seu empregador, cabendo a ele, unicamente, a responsabilidade acerca da disseminação de informações inverídicas.
  • C. É vedado ao profissional de relações públicas utilizar qualquer meio ou técnica para criar motivações inconscientes que, privando a pessoa do seu livre arbítrio, lhe tirem a responsabilidade de seus atos.
  • D. Acerca do exercício do lobby, cabe ao profissional de relações públicas adotar métodos escusos para atingir seus propósitos frente ao pleito.
  • E. Ao profissional de relações públicas, é vedado divulgar quaisquer informações da organização que representa.

Questão 828220

Tribunal Regional Eleitoral / Pernambuco (TRE PE) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Relações Públicas / Questão 45

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

De acordo com o Art. 7o do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o jornalista NÃO pode:

I. aceitar ou oferecer trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, a carga horária legal ou tabela fixada por sua entidade de classe, nem contribuir ativa ou passivamente para a precarização das condições de trabalho.

II. submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação.

III. impedir a manifestação de opiniões divergentes ou o livre debate de idéias.

IV. expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo vedada a sua identificação, mesmo que parcial, pela voz, traços físicos, indicação de locais de trabalho ou residência, ou quaisquer outros sinais.

V. enquanto editor, eximir-se da responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado.

É correto o que consta em

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, II, IV e V, apenas.
  • C. I, III e V, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV, apenas.

Questão 445464

Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) 2011

Cargo: Analista de Empresa de Comunicação Pública - Área Relações Públicas / Questão 97

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, referentes ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.

É vedado ao profissional de RP a quebra de sigilo profissional quando se tratar de fato delituoso que acarrete consequências danosas para os públicos envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado