Questões de Concurso de Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas - Legislação Federal

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 828199

Tribunal Regional Eleitoral / Pernambuco (TRE PE) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Relações Públicas / Questão 24

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

De acordo com os fundamentos do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, o profissional de Relações Públicas baseia seu trabalho no respeito aos princípios
  • A. da Lei de Imprensa.
  • B. da Declaração de Princípios sobre a Liberdade de Expressão.
  • C. da Declaração do Milênio das Nações Unidas.
  • D. do Pacto Global das Nações Unidas sobre o Direito da Informação.
  • E. da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Questão 828204

Tribunal Regional Eleitoral / Pernambuco (TRE PE) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Relações Públicas / Questão 29

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Sobre deveres do profissional de Relações Públicas, nas suas relações com os clientes, analise:

I. dar ao cliente informações concernentes ao trabalho a ser realizado, definindo bem seus compromissos e responsabilidades profissionais, a fim de que ele possa decidir-se pela aceitação ou recusa da proposta dos serviços profissionais.

II. esclarecer ao cliente, no caso de atendimento em equipe, a definição e qualificação profissional dos demais membros desta, seus papéis e suas responsabilidades.

III. limitar o número de seus clientes às condições de trabalho eficiente.

IV. sugerir ao cliente serviços de outros colegas sempre que se impuser a necessidade de prosseguimento dos serviços prestados, e estes, por motivos ponderáveis, não poderão ser continuados por quem os assumiu inicialmente.

V. entrar em entendimentos com seu substituto, comunicando-lhe as informações necessárias à boa continuidade dos trabalhos, quando se caracterizar uma situação de interrupção de prestação de serviços.

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, em vigor nos termos do Art. 80 da RN 14/87, de 14 de dezembro de 1987, com alterações introduzidas pelo art. 108 da RN 49/03, de 22 de março de 2003, é correto o que consta em

  • A. I, II, III e IV, apenas.
  • B. I, II, III e IV, apenas.
  • C. I, II, III, IV e V.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. II, III e IV, apenas.

Questão 828220

Tribunal Regional Eleitoral / Pernambuco (TRE PE) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Relações Públicas / Questão 45

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

De acordo com o Art. 7o do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o jornalista NÃO pode:

I. aceitar ou oferecer trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, a carga horária legal ou tabela fixada por sua entidade de classe, nem contribuir ativa ou passivamente para a precarização das condições de trabalho.

II. submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação.

III. impedir a manifestação de opiniões divergentes ou o livre debate de idéias.

IV. expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo vedada a sua identificação, mesmo que parcial, pela voz, traços físicos, indicação de locais de trabalho ou residência, ou quaisquer outros sinais.

V. enquanto editor, eximir-se da responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado.

É correto o que consta em

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, II, IV e V, apenas.
  • C. I, III e V, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV, apenas.

Questão 695645

Petrobras 2012

Cargo: Profissional de Comunicação Social Júnior - Área Relações Públicas / Questão 21

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A profissão de Relações Públicas no Brasil tem seu Código de Ética elaborado e aprovado pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas.

De acordo com esse Código, é permitido ao profissional

  • A. divulgar informações inverossímeis, de modo a estabelecer imagem favorável ao canal de comunicação.
  • B. cobrar pelos serviços profissionais prestados a entidades filantrópicas ou representativas de movimentos comunitários.
  • C. denunciar aos Conselhos Regionais as pessoas que exercem a profissão de Relações Públicas sem o devido registro.
  • D. exercer a atividade de lobby para induzir a aprovação de matéria controversa que favoreça os seus propósitos.
  • E. trabalhar para clientes concorrentes, desautorizado pelas partes atendidas.

Questão 695457

Usina Hidroelétrica de Itaipu (ITAIPU Binacional) 2011

Cargo: Profissional de Nível Superior - Área Relações Públicas / Questão 23

Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Nível: Superior

Com base no Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, mais especificamente no capítulo “Do Sigilo Profissional” (Seção VIII), identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O profissional de Relações Públicas guardará sigilo de fato delituoso, previsto em lei, quando se tratar de ações que lhe foram confiadas em razão do seu ofício.

( ) Nos casos de perícia, o profissional de Relações Públicas deverá tomar todas as precauções para que, servindo à autoridade que o designou, não venha a expor indevida e desnecessariamente ações do caso em análise.

( ) A quebra de sigilo é necessária quando se tratar de fato delituoso, previsto em lei, e a gravidade de suas consequências para os públicos envolvidos possa criar, para o profissional de Relações Públicas, o imperativo de consciência de denunciar o fato.

( ) O profissional de Relações Públicas guardará sigilo das ações que lhe forem confiadas em razão de seu ofício e não poderá ser obrigado a revelar assuntos que possam ser lesivos a seus clientes e empregadores ou ferir a sua lealdade para com eles em funções que venham a exercer posteriormente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  • A. V – V – F – F.
  • B. V – F – V – F.
  • C. F – V – V – V.
  • D. V – V – F – V.
  • E. F – F – V – V.

Questão 407777

Senado Federal (SF) 2008

Cargo: Analista Legislativo - Área Analista de Relações Públicas / Questão 80

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, por meio do Artigo 5º do Código de Ética que norteia as ações de RP, estabelece os deveres do profissional de Relações Públicas, nas suas relações com os clientes.

Com relação aos deveres do profissional de Relações Públicas, para com seus clientes, é correto afirmar que ele deve:

  • A.

    fornecer ao cliente informações que não podem ser comprovadas, mas que contribuam para a construção de uma imagem positiva da corporação.

  • B.

    utilizar métodos e técnicas para criar motivações inconscientes no cliente para que este possa perceber a importância das técnicas de RP na comunicação em sua empresa.

  • C.

    fornecer ao cliente informações sobre o trabalho a ser realizado, definindo compromissos e responsabilidades profissionais, para que ele possa aceitar ou recusar a proposta dos serviços de RP.

  • D.

    sugerir ao cliente serviços de outros colegas publicitários ou quando se impuser a necessidade de renovação dos contratos por serviços prestados, no sentido de facilitar a negociação salarial.

  • E.

    assumir responsabilidades pelas informações geradas ou publicadas referentes a qualquer área para a qual for designado dentro da empresa em que trabalha.

Questão 33994

Usina Hidroelétrica de Itaipu (ITAIPU Binacional) 2007

Cargo: Relações Públicas / Questão 13

Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Nível: Superior

Com relação ao sigilo profissional, assinale a alternativa que NÃO apresenta os princípios fundamentais do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.

  • A.

    O profissional de Relações Públicas guardará sigilo das ações que lhe forem confiadas e não poderá ser obrigado a revelar assuntos que possam ser lesivos a seus clientes ou empregadores

  • B.

    Quando o profissional de Relações Públicas faz parte de uma equipe, o cliente deverá ser informado de que seus membros poderão ter acesso a material referente aos projetos e ações

  • C.

    Nos casos de perícia, o profissional de Relações Públicas deverá tomar todas as precauções para que, servindo à autoridade que o designou, não exponha indevida e desnecessariamente ações do caso em análise

  • D.

    Quando o profissional de Relações Públicas aceitar serviços incompatíveis com os princípios e técnicas de Relações Públicas e perceber que a verdade está subordinada a interesses ilegítimos, justifica-se a quebra de sigilo

  • E.

    A quebra de sigilo é necessária quando se tratar de fato delituoso, previsto em lei, cuja gravidade de suas conseqüências imponha o dever de consciência de denunciar o fato.

Questão 178880

Empresa Brasileira de InfraEstrutura Aeroportuária (INFRAERO) 2004

Cargo: Relações Públicas / Questão 33

Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Nível: Superior

O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas prescreve que:

  • A.

    é permitido ao profissional assumir tarefas para as quais esteja incapacitado, desde que suas limitações possam ser superadas, sem prejuízo do trabalho;

  • B.

    como empregado de uma organização, o profissional está obrigado a cumprir normas, políticas e costumes vigentes, mesmo que estes contrariem sua consciência;

  • C.

    a crítica a trabalhos desenvolvidos por colegas deverá ser objetiva, construtiva, comprovável e de inteira responsabilidade de seu autor, respeitando-se honra e dignidade;

  • D.

    é vedado ao profissional promover publicamente suas habilidades, qualificações ou condições de atendimento, bem como divulgar seus serviços;

  • E.

    é permitido ao profissional atender clientes concorrentes, mesmo sem a autorização dos mesmos, desde que observe estritamente os preceitos éticos em vigor.