Questões de Concurso de Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Legislação Federal

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 821935

Tribunal Regional do Trabalho / 23ª Região (TRT 23ª) 2016

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Fisioterapia / Questão 39

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Sobre o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, compete
  • A. ao Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional zelar pela observância dos princípios deste código, funcionar como Conselho Superior de Ética e Deontologia Profissional e funcionar como órgão julgador em primeira instância.
  • B. aos Conselhos Regionais de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, em suas respectivas circunscrições, zelar pela observância dos princípios e diretrizes deste código e funcionar como órgão julgador em primeira instância.
  • C. aos Conselhos Regionais de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, em suas respectivas circunscrições, funcionar como Conselho Superior de Ética e Deontologia Profissional, além de firmar jurisprudência e atuar nos casos omissos.
  • D. ao Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional zelar pela observância dos princípios deste código, zelar pela observância dos princípios e diretrizes deste código e funcionar como órgão julgador em primeira instância.
  • E. aos Conselhos Regionais e o Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, em suas respectivas circunscrições, zelar pela observância dos princípios e diretrizes deste código e funcionar como órgão julgador em primeira instância.

Questão 801510

Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) 2015

Cargo: Residência em Área Profissional da Saúde / Questão 35

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

À luz do Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, que estabelece normas regulamentadoras do exercício da profissão dos terapeutas ocupacionais, julgue os itens a seguir. O terapeuta ocupacional pode encaminhar a programas socioassistenciais pessoas, famílias, grupos e comunidades que não se incluam nos critérios legais, mas que sejam identificados como necessitados de acordo com a avaliação desse profissional.
  • E. Errado
  • C. Certo

Questão 801511

Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) 2015

Cargo: Residência em Área Profissional da Saúde / Questão 36

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

À luz do Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, que estabelece normas regulamentadoras do exercício da profissão dos terapeutas ocupacionais, julgue os itens a seguir. O terapeuta ocupacional que exerce atividades na docência e pesquisa, mesmo que não atue no atendimento efetivo de pacientes/clientes/usuários, é obrigado a realizar o cadastro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da sua região e o pagamento da anuidade, por lidar diretamente com alunos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 801512

Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) 2015

Cargo: Residência em Área Profissional da Saúde / Questão 37

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

À luz do Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, que estabelece normas regulamentadoras do exercício da profissão dos terapeutas ocupacionais, julgue os itens a seguir. O terapeuta ocupacional, em sua prática, deve atuar em consonância com a política nacional de saúde, de assistência social, de educação e de cultura, promovendo os preceitos da saúde coletiva, da participação social e da vida comunitária.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 801513

Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) 2015

Cargo: Residência em Área Profissional da Saúde / Questão 38

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

À luz do Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, que estabelece normas regulamentadoras do exercício da profissão dos terapeutas ocupacionais, julgue os itens a seguir. De acordo com o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, os parâmetros assistenciais e o referencial nacional de procedimentos terapêuticos ocupacionais são normatizados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 801514

Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) 2015

Cargo: Residência em Área Profissional da Saúde / Questão 39

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

À luz do Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, que estabelece normas regulamentadoras do exercício da profissão dos terapeutas ocupacionais, julgue os itens a seguir. Segundo o Código de Ética do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, quando ao terapeuta ocupacional se apresenta uma situação de crime ou infração ética na instituição em que trabalha, um dos procedimentos corretos a ser executado é a comunicação à chefia imediata.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 821044

Cargo: / Questão 26

Banca:

Nível:

Em relação ao capítulo II do código de ética dos arte terapeutas, assinale a alternativa que não corresponde a uma responsabilidade deste profissional para com o cliente:
  • A. Prestar serviços somente em contexto de uma relação profissional e em espaços que garantem a sua segurança.
  • B. Indicar sua qualificação profissional em relatórios e outros documentos, acompanhados do número de registro na associação regional de arte terapia à qual seja filiado.
  • C. Considerar tanto possibilidades quanto limitações físicas, mentais e emocionais do cliente, desenvolvendo objetivos apropriados para o atendimento das suas necessidades e avaliar constantemente o desenvolvimento do processo arte terapêutico.
  • D. Finalizar o tratamento quando o cliente não se beneficiar mais deste.
  • E. Estabelecer e cumprir o contrato terapêutico, inclusive considerando a elaboração da alta.

Questão 804949

Prefeitura Municipal De Colônia Do Gurguéia - PI 2016

Cargo: Fisioterapeuta / Questão 21

Banca: Instituto Machado de Assis

Nível: Superior

Código de ética é um acordo que estabelece os direitos e deveres de uma empresa, instituição, categoria profissional, ONG e etc., a partir da sua missão, cultura e posicionamento social, e que deve ser seguido pelos funcionários no exercício de suas funções profissionais. Acerca do Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, analise as afirmações abaixo:

I. O fisioterapeuta não é responsável pelo desempenho técnico do pessoal sob sua direção, pois cabe a cada profissional assumir suas próprias responsabilidades.

II. O fisioterapeuta deve esclarecer o paciente quanto ao diagnóstico, ao prognóstico fisioterápico e aos objetivos do tratamento, salvo quando tais informações possam causar danos ao paciente.

III. Para promover o serviço de saúde, desde que não haja remuneração envolvida, é permitido incluir o nome de um fisioterapeuta no quadro de pessoal de hospital ou clínica sem que esse profissional exerça lá as atividades de fisioterapia pressupostas.

IV. É proibido ao fisioterapeuta dar consulta ou prescrever tratamento por meio de correspondência, jornal, revista, rádio, televisão ou telefone.

Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

  • A. Apenas I e II estão corretas
  • B. Apenas II e IV estão corretas
  • C. Apenas I, II, III estão corretas.
  • D. Apenas II, III e IV estão corretas

Questão 655795

Instituto Lauro de Souza Lima - SP (ILSL/SP) 2013

Cargo: Agente Técnico de Assistência a Saúde - Área Fisioterapeuta / Questão 47

Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível: Superior

O capítulo 1 do Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional aprovado pela resolução Coffito -10 de 03/07/78, trata das responsabilidades fundamentais do profissional, em caso de erro em sua atuação profissional, sua orientação é:

  • A.

    quando o profissional faz parte de uma instituição ou equipe, sua responsabilidade é diminuída.

  • B.

    quando o profissional faz parte de uma instituição ou equipe, sua responsabilidade não é diminuída.

  • C.

    quando o profissional faz parte de uma instituição ou equipe, ele deve relatar seus erros, porém não é responsabilizado.

  • D.

    quando o profissional faz parte de um Conselho de classe, ele deve relatar seus erros, porém não é responsabilizado.

Questão 758175

Prefeitura de Queimados - RJ 2013

Cargo: Fisioterapeuta / Questão 49

Banca: Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ)

Nível: Superior

O fisioterapeuta que assina um trabalho que não realizou ou do qual não tenha participado, em um local de assistência fisioterapêutica, fere o Código de Ética no artigo:
  • A. 4º inciso II do capítulo V – Responsabilidades Fundamentais
  • B. 6º do capítulo I – Responsabilidades Fundamentais
  • C. 8º inciso XV do capítulo II – Exercício Profissional
  • D. 9º do capítulo II – Exercício Profissional