Questões de Concurso de Código de Ética Profissional dos Profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia. - Legislação Federal

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 850866

Tribunal Regional Federal / 2ª Região (TRF 2ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Engenharia Elétrica / Questão 28

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

De acordo com o código de ética do engenheiro, é dever do profissional no exercício de sua profissão, ante o ser humano e a seus valores:
  • A. Identificar-se e dedicar-se com zelo à profissão.
  • B. Contribuir para a preservação da incolumidade pública.
  • C. Atuar com imparcialidade e impessoalidade em atos arbitrais e periciais.
  • D. Dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princípio da equidade.

Questão 962026

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Especialista - Área Arquiteto / Questão 54

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Referente ao Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, é correto afirmar que:
  • A. os itens classificados como recomendações devem ser seguidos de forma específica e restrita às suas circunstâncias, cuja transgressão é passível de punição disciplinar;
  • B. os itens classificados como recomendações refletem boas práticas da profissão, não tendo nenhuma relação com sanções disciplinares;
  • C. os itens classificados como regras são de observância obrigatória a todo arquiteto e urbanista, cuja transgressão resulta em cassação imediata do registro do profissional;
  • D. é vedado ao arquiteto e urbanista o exercício simultâneo da docência e da atividade profissional na esfera pública;
  • E. é dever do arquiteto e urbanista adotar soluções que garantam a qualidade da construção nos serviços de sua autoria e responsabilidade.

Questão 959384

Departamento Estadual de Trânsito - CE (DETRAN/CE) 2018

Cargo: Analista de Trânsito - Área Arquitetura / Questão 48

Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nível: Superior

O arquiteto e urbanista, nas relações com seus contratantes, deve exercer suas atividades profissionais de maneira consciente, competente, imparcial e sem preconceitos, com habilidade, atenção e diligência, respeitando as leis, os contratos e as normas técnicas reconhecidas. Considerando o Código de Ética e Disciplina, é correto afirmar que o arquiteto e urbanista
  • A. não deve orientar seus contratantes quanto a valorizações enganosas referentes aos meios ou recursos humanos, materiais e financeiros destinados à concepção e execução de serviços profissionais.
  • B. deve assumir serviços profissionais somente quando considerar que os recursos materiais e financeiros necessários estão adequadamente definidos e disponíveis para o cumprimento dos compromissos a firmar com o contratante.
  • C. pode receber qualquer honorário, provento, remuneração, comissão, gratificação, vantagem, retribuição ou presente de qualquer natureza – seja na forma de consultoria, produto, mercadoria ou mão de obra – oferecidos pelos fornecedores de insumos de seus contratantes, conforme o que determina o inciso VI do art. 18 da Lei nº 12.378, de 2010.
  • D. proprietário ou representante de qualquer marca ou empresa de material de construção, componente, equipamento ou patente que venha a ter aplicação em determinada obra, poderá prestar, em virtude desta qualidade, serviços de Arquitetura e Urbanismo a título gratuito ou manifestamente sub-remunerados.

Questão 920254

Companhia de Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá - SP (SAEG/SP) 2015

Cargo: Analista de Serviços Administrativos - Área Administração de Pessoal / Questão 58

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

O Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia adotado pela resolução CONFEA 1.002/02 estabelece algumas práticas que são vedadas aos seus profissionais. Na relação com clientes, fornecedores, colaboradores e empregados é vedado
  • A. usar de privilégio profissional ou faculdade decorrente de função de forma abusiva, para fins discriminatórios ou para auferir vantagens pessoais.
  • B. aceitar trabalho, contrato, emprego, função ou tarefa para os quais não tenha efetiva qualificação.
  • C. intervir em trabalho de outro profissional sem a devida autorização de seu titular, salvo no exercício do dever legal.
  • D. utilizar indevida ou abusivamente do privilégio de exclusividade de direito profissional.
  • E. usar de artifícios ou expedientes enganosos para a obtenção de vantagens indevidas, ganhos marginais ou conquista de contratos.

Questão 859874

Defensoria Pública do Estado de São Paulo - SP (DPE/SP) 2015

Cargo: Agente de Defensoria Pública - Área Arquiteto / Questão 67

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considere as afirmações abaixo, sobre o Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

I. O descumprimento de uma recomendação será considerado infração ético-disciplinar imputável.

II. A transgressão a uma regra não pressupõe cominação de sanção.

III. Princípio é uma norma de maior abrangência, cujo caráter teórico abstrato referencia agrupamentos de normas subordinadas.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. III.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. I.

Questão 765676

Prefeitura de Natividade - RJ 2014

Cargo: Arquiteto / Questão 30

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

De acordo com o item 2 – “Obrigações para com o Interesse Público” – do Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas, o arquiteto e urbanista deve:

I. Considerar o impacto social e ambiental de suas atividades profissionais na execução de obras sob sua responsabilidade.

II. Respeitar os valores e a herança natural e cultural da comunidade, na qual esteja prestando seus serviços profissionais.

III. Zelar pela conservação e preservação do patrimônio público.

IV. Respeitar o conjunto das realizações arquitetônicas e urbanísticas do patrimônio histórico e artístico nacional, estadual, municipal ou de reconhecido interesse local.

V. Considerar a harmonia com os recursos e ambientes naturais.

VI. Prescindir de utilizar o saber profissional para emitir opiniões que deturpem conscientemente a verdade, persuadindo leigos, a fim de obter resultados que convenham a si ou a grupos para os quais preste serviço ou os quais represente.

VII. Adotar soluções que garantam a qualidade da construção, o bem‐estar e a segurança das pessoas, nos serviços de sua autoria e responsabilidade.

VIII. Como autor de projeto ou responsável pela execução de serviço ou obra deve manter informação pública e visível à frente da edificação objeto da atividade realizada.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, III, V e VII, apenas.
  • B. II, III, VI e VII, apenas.
  • C. II, IV, V e VIII, apenas.
  • D. I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII.

Questão 732748

Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) 2014

Cargo: Analista Técnico - Área Engenheiro de Produção / Questão 35

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Conforme o Código de Ética Profissional, “dos compromissos com os objetivos a serem perseguidos, a CBTU espera que as relações no trabalho e com a sociedade, manifesta por atitudes, condutas e ações que legitimam este Código de Ética, sejam sempre pautadas por toda competência e responsabilidade necessária e pelos valores [...]”. Sobre os valores mencionados, analise.

I. Respeito: entendido como decência, integridade de caráter.

II. Justiça: encontra-se em conformidade com o direito, a virtude de dar a cada um aquilo que é seu.

III. Honestidade: atenção e consideração para com os demais e consigo mesmo, cuidando para que não se rompa a dignidade.

IV. Verdade: conformidade com o real, sinceridade, atitude desejada nas relações com a empresa, colegas de trabalho e sociedade.

V. Integridade: disposição de atuar moralmente e conforme as normas legais vigentes.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e V.
  • C. II, IV e V.
  • D. III, IV e V.

Questão 732898

Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) 2014

Cargo: Analista Técnico - Área Engenheiro Eletricista / Questão 35

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

O Código de Ética Profissional enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias para a boa e honesta prática das profissões da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais. De acordo com o Código de Ética do Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meterologia, no exercício da profissão, são deveres do profissional, EXCETO:
  • A. Ante o ser humano e a seus valores, deve divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
  • B. Nas relações com os demais profissionais, deve manter-se informado sobre as normas que regulamentam o exercício da profissão.
  • C. Ante a profissão, deve desempenhar sua profissão ou função nos limites de suas atribuições e de sua capacidade pessoal de realização.
  • D. Nas relações com clientes, empregadores e colaboradores, deve resguardar o sigilo profissional quando do interesse de seu cliente ou empregador, mesmo havendo a obrigação legal da divulgação ou da informação.

Questão 609987

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Engenharia Mecânica / Questão 58

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito do Código de Ética Profissional de Engenharia, julgue os itens a seguir.

É conduta vedada pelo código de ética a imposição, por parte do profissional, de ritmo de trabalho excessivo sobre os colaboradores, mesmo com acréscimo de remuneração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 609988

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Engenharia Mecânica / Questão 59

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito do Código de Ética Profissional de Engenharia, julgue os itens a seguir.

O princípio ético da liberdade e segurança profissionais fundamenta que a profissão de engenheiro é de livre exercício aos qualificados.

  • C. Certo
  • E. Errado