Questões de Concurso de Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - Legislação Federal

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Questão 990327

Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) 2018

Cargo: Professor Classe I Nível A - Área Artes / Questão 13

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Desde fevereiro de 2017, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 definiu que o currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional. A este respeito, é correto afirmar que:
  • A. A organização das áreas e das respectivas competências e habilidades será feita de acordo com critérios estabelecidos no sistema estadual e no sistema municipal de ensino.
  • B. A possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade.
  • C. A critério dos sistemas de ensino, poderá ser composto itinerário formativo integrado, que se traduz na composição de componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e dos itinerários formativos, considerando a educação técnica.
  • D. A critério dos sistemas de ensino, a oferta de formação com ênfase técnica e profissional considerará a inclusão de vivências práticas de trabalho no setor produtivo ou em ambientes de simulação, estabelecendo parcerias e fazendo uso, quando aplicável, de instrumentos estabelecidos pela CLT.

Questão 989635

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Ensino / Questão 22

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os princípios da educação brasileira são definidos pela Constituição Federal de 1988 e reafirmados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Os princípios dispostos na LDB incluem
  • A. gestão democrática do ensino público, garantia do padrão de qualidade total e valorização da experiência escolar.
  • B. garantia da eficiência e eficácia no ensino, gratuidade do ensino em estabelecimentos públicos e preparo do educando para o acesso à universidade e para o exercício da cidadania.
  • C. respeito à liberdade e à tolerância, igualdade de condições para o acesso à educação e uniformidade no modo de conceber as teorias educacionais.
  • D. liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber e coexistência de instituições públicas e privadas.
  • E. atendimento aos educandos com necessidades especiais em instituições especializadas e garantia do padrão de qualidade na educação de jovens e adultos.

Questão 989637

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Ensino / Questão 24

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Conforme o disposto na LDB, a educação superior tem por finalidade
  • A. estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito nacionalista.
  • B. formar diplomados das áreas de exatas e humanidades, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, além de colaborar na sua formação contínua.
  • C. incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
  • D. promover a competição científica para o desenvolvimento do país.
  • E. suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional para o desenvolvimento da ciência e o sucesso profissional dos estudantes.

Questão 989642

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Ensino / Questão 29

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Conforme o disposto na LDB, a avaliação de aprendizagem consiste em um
  • A. processo de seleção e de classificação, contemplando uma avaliação pontual a fim de quantificar o desempenho esperado.
  • B. processo de avaliação contínuo e cumulativo do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período.
  • C. conjunto de provas que visem verificar erros e acertos a fim de avaliar e encorajar os alunos no processo de aprendizagem.
  • D. controle do processo de aprendizagem por instrumentos que quantificam o desempenho para o cumprimento da função pedagógico-didática.
  • E. sistema de aplicação de provas em um momento específico da ação pedagógica com o fim de aprovar ou reprovar o estudante.

Questão 989643

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Ensino / Questão 30

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Na LDB, destacam-se três grandes eixos relacionados diretamente à construção do projeto e da avaliação para a melhoria da qualidade de ensino. Esses eixos são
  • A. o do controle, o da gestão democrática e o da avaliação.
  • B. o da flexibilidade, o da avaliação e o da liberdade.
  • C. o da flexibilidade, o da avaliação e o da identidade.
  • D. o da avaliação, o do controle e o da pesquisa.
  • E. o da flexibilidade, o da avaliação e o da centralidade.

Questão 992375

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018 (2ª edição)

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 26

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, a educação profissional técnica
  • A. prepara os estudantes para o exercício de profissões técnicas.
  • B. desenvolve habilitação profissional em empresas e no mercado de trabalho.
  • C. destina-se necessariamente a estudantes que não tenham concluído o ensino médio.
  • D. tem suas regras estabelecidas autonomamente por cada sistema de ensino.
  • E. emite diplomas de conclusão de cursos restritos ao exercício profissional.

Questão 992376

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018 (2ª edição)

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 27

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

À luz do texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, o projeto político pedagógico das escolas de ensino médio
  • A. é a expressão do desejo de um grupo de estudantes.
  • B. deve ser fruto de uma construção coletiva.
  • C. consiste na expressão da vontade do gestor escolar.
  • D. tem como fundamento o princípio do singularismo.
  • E. deve expressar o corporativismo dos professores.

Questão 992377

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018 (2ª edição)

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 28

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

De acordo com a reflexão sobre a escola e o mundo do trabalho apresentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio,
  • A. a formação dos estudantes da educação profissional deve estar a serviço do capitalismo.
  • B. a escola deve determinar os conteúdos a serem utilizados no mundo do trabalho.
  • C. o contato com o mundo da ciência, da cultura e da tecnologia desenvolve os saberes profissionais.
  • D. o ensino integrado desconecta o trabalho da realidade do mundo.
  • E. o futuro do trabalho independe do desenvolvimento da educação.

Questão 992378

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018 (2ª edição)

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 29

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Nas Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial, discute-se a necessidade de implantação do atendimento educacional especializado (AEE), que pode ser realizado na própria escola de ensino regular ou em centros de atendimento educacional especializado.

A esse respeito, assinale a opção que apresenta competência(s) que cabe(m) ao professor de AEE.

  • A. Prestar atendimento aos alunos especiais em classes comuns no horário regular de aulas.
  • B. Substituir o professor das classes comuns quando nelas estiverem matriculados alunos de AEE.
  • C. Auxiliar os alunos que necessitem de AEE com fins à heteronomia.
  • D. Elaborar e executar o plano de AEE, avaliando a aplicabilidade dos recursos recebidos.
  • E. Providenciar e vistoriar acessibilidade física em todos os ambientes da escola.

Questão 987660

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Educação / Questão 32

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

vaSegundo a legislação brasileira, a modalidade educação a distância (EAD) pode ser ofertada em diferentes níveis de ensino, desde que sejam atendidos determinados requisitos. Esses requisitos incluem
  • A. o oferecimento de pelo menos 50% das aulas na forma presencial.
  • B. a realização de avaliações parciais exclusivamente na forma presencial.
  • C. o respeito à escolarização anterior na matrícula para a educação básica na educação de jovens e adultos.
  • D. a realização das avaliações finais, dos estágios obrigatórios e das defesas de trabalhos de conclusão na forma presencial.
  • E. a garantia da totalidade da formação a distância.