Questões de Concurso de Novo Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1.931/2009 - Legislação Federal

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 818699

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES 2016

Cargo: Médico do Trabalho / Questão 26

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Após mais de vinte anos de revisão e dois anos de consulta pública, entrou em vigor o novo Código de Ética Médica, o sexto reconhecido do Brasil. No que diz respeito à auditoria e perícia médica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É vedado ao médico assinar laudos periciais, auditoriais ou de verificação médico-legal quando não tenha realizado pessoalmente o exame.

( ) É vedado ao médico ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.

( ) É vedado ao médico receber remuneração ou gratificação por valores vinculados à glosa ou ao sucesso da causa, quando na função de perito ou de auditor.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V.
  • B. V, V, F.
  • C. F, V, V.
  • D. F, F, V.

Questão 818701

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES 2016

Cargo: Médico do Trabalho / Questão 28

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

O texto do Código de Ética é resultado de mais de dois anos de trabalho, reunindo sugestões de médicos, especialistas e instituições da área médica. No que diz respeito aos documentos médicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É vedado ao médico expedir documento médico sem ter praticado ato profissional que o justifique, que seja tendencioso ou que não corresponda à verdade.

( ) É vedado ao médico atestar óbito quando não o tenha verificado pessoalmente, ou quando não tenha prestado assistência ao paciente, salvo, no último caso, se o fizer como plantonista, médico substituto, ou em caso de necropsia e verificação médico-legal.

( ) É vedado ao médico deixar de atestar óbito de paciente ao qual vinha prestando assistência, mesmo quando houver indícios de morte violenta.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V.
  • B. V, V, F.
  • C. V, F,
  • D. F, V, F.

Questão 815406

Prefeitura de Ibiraçu - ES 2015

Cargo: Médico Ortopedista / Questão 30

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Segundo o código de ética médica, a medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza; sendo que o alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos princípios do código de ética médica.
  • A. É vedado ao médico causar dano ao paciente, por ação ou omissão, caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência.
  • B. Ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão.
  • C. Compete ao médico aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente.
  • D. É vedado ao médico deixar de obter consentimento do paciente ou de seu representante legal após esclarecê‐lo sobre o procedimento a ser realizado, mesmo caso de risco iminente de morte.

Questão 795995

Prefeitura de Pato de Minas - MG 2015

Cargo: Médico Regulador - Área Intervencionista / Questão 17

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

O código de ética médica contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, tendo sua última atualização entrado em vigor no ano de 2010. De acordo com o código de ética médica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É vedado ao médico suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para o qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente.

( ) O médico não é obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje mesmo em situações de urgência ou emergência.

( ) É vedado ao médico usar formulários de instituições públicas para prescrever ou atestar fatos verificados na clínica privada.

A sequência está correta em

  • A. F, F, F.
  • B. V, F, F.
  • C. F, F, V.
  • D. F, V, F.

Questão 796452

Prefeitura de Pato de Minas - MG 2015

Cargo: Técnico de Nível Superior I - Área Médico Mastologista / Questão 16

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

O Código de Ética Médica (CEM) contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, inclusive no exercício de atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde, bem como no exercício de quaisquer outras atividades em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da medicina. Acerca dos princípios fundamentais do CEM, analise.

I. Para exercer a medicina com honra e dignidade, o médico necessita ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa.

II. Compete ao médico aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente.

III.O médico guardará sigilo a respeito das informações de que detenha conhecimento no desempenho de suas funções, com exceção dos casos previstos em lei.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.

Questão 828161

Tribunal Regional Eleitoral / Pernambuco (TRE PE) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Medicina do Trabalho / Questão 46

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Em conformidade com os princípios éticos e legais da medicina do trabalho, é correto afirmar:
  • A. O propósito principal da saúde no trabalho é a prevenção primária de acidentes e a prevenção secundária de doenças relacionadas ao trabalho.
  • B. O médico do trabalho deve agir, acima de tudo, no interesse da saúde e segurança dos trabalhadores, além de fundamentar seus julgamentos em bases científicas, éticas e ideológicas.
  • C. O médico do trabalho tem livre acesso a informações registradas em prontuário do trabalhador que estejam com seu médico particular, contanto que sejam relevantes para esclarecer a existência de doenças preexistentes.
  • D. O médico do trabalho deve expressar sua preocupação por escrito aos dirigentes responsáveis pela empresa, no caso de recusa ou desinteresse da empresa em tomar providências para remover condição de risco excessivo.
  • E. O médico do trabalho é responsável pela proteção e promoção da saúde dos trabalhadores; assim sendo, ao detectar um caso suspeito de sorologia positiva para HIV, deve prontamente afastar o trabalhador de suas atividades, com o objetivo de proteger o próprio trabalhador e a coletividade.

Questão 819485

Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná - PR (CISNOP/PR) 2016

Cargo: Médico Cardiologista / Questão 25

Banca: FAFIPA Fundação de Apoio

Nível: Superior

De acordo com o Novo Código de Ética Médica, assinale a alternativa INCORRETA em relação aos Princípios Fundamentais:
  • A. A medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza.
  • B. Para exercer a Medicina com honra e dignidade, o médico necessita ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa.
  • C. O médico guardará sigilo a respeito das informações de que detenha conhecimento no desempenho de suas funções, com exceção dos casos previstos em lei.
  • D. A Medicina pode ser exercida como comércio.

Questão 819486

Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná - PR (CISNOP/PR) 2016

Cargo: Médico Cardiologista / Questão 26

Banca: FAFIPA Fundação de Apoio

Nível: Superior

De acordo com o Novo Código de Ética Médica, é direito do médico, EXCETO:
  • A. Exercer a Medicina sem ser discriminado por questões religiosas, etnia, sexo, nacionalidade, cor, orientação sexual, idade, condição social, opinião política ou de qualquer outra natureza.
  • B. Apontar falhas em normas, contratos e práticas internas das instituições em que trabalhe quando as julgar indignas do exercício da profissão ou prejudiciais a si mesmo, ao paciente ou a terceiros.
  • C. Delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão médica.
  • D. Estabelecer seus honorários de forma justa e digna.

Questão 820098

Prefeitura de Barbacena - MG 2016

Cargo: Médico Generalista / Questão 38

Banca:

Nível: Superior

Sobre o Código de Ética Médica, pode-se afirmar que
  • A. é permitido praticar dupla cobrança por ato médico realizado.
  • B. é permitido criar embriões com finalidades de escolha de sexo.
  • C. é permitido consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa.
  • D. é direito dos médicos recusar-se a exercer sua profissão onde as condições de trabalho não sejam dignas.

Questão 705682

Companhia de Saneamento Básico de São Paulo - SP (SABESP/SP) 2014

Cargo: Médico do Trabalho / Questão 39

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Em relação ao Código de Ética Médica pode-se afirmar que:
  • A. As Normas do Código de Ética Médica devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, não se aplicando as mesmas quando no exercício de atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde.
  • B. Cabe ao médico esclarecer o trabalhador sobre as condições de trabalho que ponha em risco sua saúde, devendo comunicar o fato aos empregadores responsáveis e persistindo o fato deverá comunicar o ocorrido às autoridades competentes e ao Conselho Regional de Medicina.
  • C. É vedado ao médico no exercício de sua função ser solidário com os movimentos da categoria quanto à defesa por remuneração, condições de trabalho compatíveis com o exercício ético-profissional e aprimoramento técnico-científico.
  • D. Poderá o médico quando em função de auditoria, assistente técnico ou perito, intervir nos atos profissionais de outro médico, ou fazer qualquer apreciação em presença do examinado.
  • E. Desde que comunique o paciente, poderá cobrar honorários de paciente assistido em instituição que se destina a prestação de serviços públicos, ou receber remuneração de paciente como complemento de salário ou de honorário.