Questões de Concurso de Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Língua Portuguesa

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 776851

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2015

Cargo: Técnico de Laboratório - Área Biologia / Questão 6

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação às ideias e às estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Mantêm-se a correção gramatical e o sentido original do texto ao se substituir “hᔠ(l.17) por existe.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 716372

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 13

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

 

Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Na linha 7, a substituição do vocábulo ‘onde’ pela expressão no qual não comprometeria nem a sintaxe nem a significação do período de que o referido vocábulo faz parte.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 746917

Tribunal Regional Eleitoral / Pará (TRE PA) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 8

Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível: Superior

Conforme a norma padrão e a ortografia oficial da língua portuguesa, as lacunas dos períodos “____ tantos candidatos corruptos eleitos nas últimas décadas, cabe ___ população brasileira valorizar ___ do que nunca o seu voto em 2014, ano____ poderá reverter tal quadro.”, devem ser preenchidas, respectivamente, com
  • A. Face a, à, mais e no qual.
  • B. Face aos, à, mais e em que.
  • C. Em face de, à, mais e em que.
  • D. Em face de, a, mais e em que.
  • E. Em face a, à, mas e no qual.

Questão 942441

Junta Comercial do Paraná - PR (JUCEPAR/PR) 2017

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 1

Banca: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

Nível: Médio

Selecione a alternativa que completa CORRETA e respectivamente as lacunas do texto.
  • A. a – a – a.
  • B. há – à – a.
  • C. há – a – a.
  • D. à – à – à.

Questão 852844

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Língua Portuguesa / Questão 96

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os próximos itens.

O verbo haver foi empregado na linha 18 como sinônimo de existir. Embora esses verbos tenham sentido semelhante, a substituição de um pelo outro no texto modificaria as relações sintáticas entre o verbo e o termo “um pressuposto” (l.19).
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 783085

Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2015

Cargo: Técnico de Segurança Institucional - Área Apoio Técnico Administrativo - Segurança Institucional / Questão 6

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

... que ali tem um grande sino de ouro

... eles têm um sino de ouro

O par que se caracteriza pelos mesmos tempo, modo e pessoas em que se encontram os verbos sublinhados acima é:

  • A.

    se lia seu pensamento

    se liam suas ideias

  • B.

    cada um deles fez apenas o essencial

    fazem apenas o essencial

  • C.

    eles sabem que Deus ...

    se eles soubessem que Deus ...

  • D.

    o lugarejo é pobre

    as casas são pobres

  • E.

    O homem velho me contou isso

    Os habitantes me contaram isso

Questão 797207

Prefeitura de Juatuba - MG 2015

Cargo: Assistente Social / Questão 5

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

“E o melhor remédio é investir fortemente, abundantemente, decididamente, em educação...” (8º§) O uso dos advérbios em sequência servem para
  • A. refutar a ideia.
  • B. atenuar a ideia.
  • C. ratificar a ideia.
  • D. retificar a ideia.

Questão 795157

Prefeitura de São José dos Campos - SP 2015

Cargo: Arquiteto / Questão 9

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Considere o texto:

 

Os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do texto são:

  • A. meia … havia … fazem … vem
  • B. meia … haviam … faz … vêm
  • C. meio … havia … fazem … vêm
  • D. meio … haviam … faz … vem
  • E. meio … haviam … fazem … vêm

Questão 777118

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) 2014

Cargo: Pesquisador em Propriedade Industrial - Área Propriedades de Matérias Plásticas / Questão 13

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados caso se substituísse

“hᔠ(l.26) por a.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 700495

Liquigás Distribuidora SA 2014

Cargo: Ajudante de Descarga I / Questão 4

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Fundamental

A palavra que apresenta o sentido contrário à palavra bem, no trecho “O mundo cão jamais será o mesmo. Para o bem” (l. 1-2), é
  • A. mal
  • B. mau
  • C. prêmio
  • D. heroísmo
  • E. desespero