Questões de Concurso de Emprego do QUE - Língua Portuguesa

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 707850

Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE 2014

Cargo: Agente Administrativo / Questão 1

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Julgue os itens a seguir, relativos às estruturas linguísticas e às ideias do texto acima.

Seria mantida a correção gramatical do texto caso a expressão “melhor do que” (l.20-21) fosse substituída por melhor que.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 717744

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Secretário Escolar / Questão 4

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Em “mais do que” (l.1), a eliminação do termo “do” prejudicaria a correção gramatical do período.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 949063

Controladoria Geral do Município - PB (CGM/PB) 2018

Cargo: Técnico Municipal de Controle Interno - Área Auditoria / Questão 9

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB2A1AAA, julgue os seguintes itens.

A palavra “que” (l.4) retoma o termo que a antecede e relaciona duas orações no período.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 441308

Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) 2011

Cargo: Analista de Empresa de Comunicação Pública - Área Advocacia / Questão 2

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 5.

O vocábulo que, em ‘que deve ser cumprida’ (L.4-5) e ‘que faz da ação um dever’ (L.5) tem o mesmo referente no período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 917283

Petrobras 2017

Cargo: Técnico de Inspeção de Equipamentos Júnior / Questão 9

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Médio

No trecho “Desde o início da vida em sociedade, as fontes de energia de que o homem precisa devem ser geradas continuamente” (l. 8-10), o uso da preposição de é obrigatório para atender às exigências de regência verbal na norma padrão da língua portuguesa.

É obrigatório também o emprego de uma preposição antecedendo o termo que em:

  • A. A desvantagem que a criação de usinas para captação de energia eólica possui é o impacto sonoro provocado pelos ruídos das turbinas.
  • B. A força cinética que os pesquisadores se referem é produzida por geradores elétricos associados ao eixo de cata-ventos.
  • C. A maior vantagem que os estudiosos mencionam é o fato de as usinas eólicas não promoverem queima de combustível.
  • D. O mais importante papel que a energia eólica desempenhou na história da humanidade foi o transporte marítimo.
  • E. A mortandade de aves que os analistas relacionam às hélices das grandes turbinas é uma das desvantagens dos parques eólicos.

Questão 948159

Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina - SC (DPE/SC) 2018

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 17

Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível: Médio

Assinale a alternativa correta a respeito das ocorrências da palavra QUE no texto.
  • A. Na linha 18, a palavra QUE é uma conjunção explicativa.
  • B. Na linha 20, a palavra QUE (nas duas ocorrências) é um pronome relativo.
  • C. Na linha 20, a segunda ocorrência da palavra QUE não é um pronome relativo.
  • D. Na linha 21, a palavra QUE é uma conjunção integrante.
  • E. Na linha 23, a palavra QUE é uma conjunção integrante.

Questão 841119

Tribunal Regional Eleitoral / São Paulo (TRE SP) 2017

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 6

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Considere a relação entre o vocábulo “que” e a expressão entre colchetes nas seguintes passagens do texto.

I. ... estão conectadas mais a máquinas e menos a pessoas, de [uma maneira] que jamais aconteceu na história da humanidade. (1º parágrafo)

II. Um estudante universitário observa [a solidão e o isolamento] que acompanham uma vida reclusa ao mundo virtual... (2º parágrafo)

III. Ele lembra que [seus colegas] estão perdendo a habilidade de manter uma conversa... (2º parágrafo)

IV. [Nenhum aniversário, show, encontro ou festa] pode ser desfrutado sem que você se distancie... (2º parágrafo)

V. ... [as intermináveis horas] que os jovens passam olhando fixamente para aparelhos eletrônicos... (3º parágrafo)

Tem função pronominal, por se referir à expressão entre colchetes e equivaler a ela em termos de sentido, o vocábulo “que” sublinhado APENAS em

  • A. II, III e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e V.
  • D. I, II e IV.
  • E. III, IV e V.

Questão 952477

Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - SE (CREA/SE) 2017

Cargo: Analista Técnico / Questão 3

Banca: ADVISE

Nível: Superior

Assinale a alternativa que apresenta um termo reti-rado do Texto 01 o qual exerça a mesma função morfo-lógica que a partícula “que” sublinhada na frase abaixo: “

A falência pode ocorrer nos casos em que acontecer uma execução frustrada.”

  • A. “algumas” (linha 2)
  • B. “próprio” (linha 7)
  • C. “comumente” (linha 9)
  • D. “ato” (linha 23)
  • E. “quando” (linha 26)

Questão 818795

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES 2016

Cargo: Professor / Questão 2

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Considerando as várias funções sintáticas que a palavra “que” pode assumir de acordo com as relações estabelecidas intrinsecamente na frase, assinale o fragmento em que o emprego de tal termo DIFERENCIA-SE dos demais em destaque:
  • A. “[...] que um pai presente e próximo ao filho faz diferença.” (3º§)
  • B. “[...] parte de famílias que não têm um pai dentro de casa.” (1º§)
  • C. “[...] família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, [...]” (4º§)
  • D. “[...] que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, [...]” (3º§)

Questão 822046

Tribunal Regional do Trabalho / 23ª Região (TRT 23ª) 2016

Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 10

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

... que a mim lembrava vagamente um olho. (2º parágrafo)

... que me restava na palma da mão... (3º parágrafo) .

.. o prazer de encontrá-las. (5º parágrafo)

Os elementos sublinhados acima referem-se, na ordem dada, a:

  • A. ponta preta – mulungus – sementes
  • B. aparência – quantidade – sementes
  • C. aparência – mulungus – folhagens
  • D. grão – quantidade – sementes
  • E. grão – grandeza – folhagens