Questões de Concurso de Emprego do QUE - Língua Portuguesa

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 707850

Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE 2014

Cargo: Agente Administrativo / Questão 1

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Julgue os itens a seguir, relativos às estruturas linguísticas e às ideias do texto acima.

Seria mantida a correção gramatical do texto caso a expressão “melhor do que” (l.20-21) fosse substituída por melhor que.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 717744

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Secretário Escolar / Questão 4

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Em “mais do que” (l.1), a eliminação do termo “do” prejudicaria a correção gramatical do período.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 441308

Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) 2011

Cargo: Analista de Empresa de Comunicação Pública - Área Advocacia / Questão 2

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 5.

O vocábulo que, em ‘que deve ser cumprida’ (L.4-5) e ‘que faz da ação um dever’ (L.5) tem o mesmo referente no período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 822046

Tribunal Regional do Trabalho / 23ª Região (TRT 23ª) 2016

Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 10

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

... que a mim lembrava vagamente um olho. (2º parágrafo)

... que me restava na palma da mão... (3º parágrafo) .

.. o prazer de encontrá-las. (5º parágrafo)

Os elementos sublinhados acima referem-se, na ordem dada, a:

  • A. ponta preta – mulungus – sementes
  • B. aparência – quantidade – sementes
  • C. aparência – mulungus – folhagens
  • D. grão – quantidade – sementes
  • E. grão – grandeza – folhagens

Questão 818795

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES 2016

Cargo: Professor / Questão 2

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Considerando as várias funções sintáticas que a palavra “que” pode assumir de acordo com as relações estabelecidas intrinsecamente na frase, assinale o fragmento em que o emprego de tal termo DIFERENCIA-SE dos demais em destaque:
  • A. “[...] que um pai presente e próximo ao filho faz diferença.” (3º§)
  • B. “[...] parte de famílias que não têm um pai dentro de casa.” (1º§)
  • C. “[...] família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, [...]” (4º§)
  • D. “[...] que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, [...]” (3º§)

Questão 816602

Tribunal Regional do Trabalho / 9ª Região (TRT 9ª) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Tecnologia da Informação / Questão 10

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considere para o que se afirma:

I. O elemento sublinhado em ...que se permitia improvisação no meio. (2o parágrafo) introduz uma restrição ao sentido do termo imediatamente anterior.

II. Sem prejuízo da correção e do sentido, o segmento sublinhado em Na década em que predomina o metal... (2o parágrafo) pode ser substituído por: “à qual”.

III. O elemento sublinhado em ...que moram no quinto andar do MoMA (3o parágrafo) é um pronome, com o papel de sujeito na oração que introduz.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. I e III.
  • E. III.

Questão 827462

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 2015

Cargo: Arquiteto e Urbanista / Questão 17

Banca: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Nível: Superior

Assinale a alternativa em que a palavra que foi utilizada com o objetivo de se referir a um termo antecedente nas duas ocorrências sublinhadas.
  • A. “[...] Mas não é preciso pensar muito para notar que a essência das peças é a mesma das coisas que nos seduzem nas lojas. [...]”.
  • B. “As coisas que admiramos nos museus que conhecemos são objetos do desejo de gerações passadas [...]” / “[...] As mercadorias expostas (e a forma como são expostas) têm sempre muito a dizer a respeito do local, dos seus habitantes e das pessoas que os visitam [...]”.
  • C. “[...] Os museus provam que somos consumistas e exibicionistas há milhares de anos, e que distribuição de renda justa é uma utopia recente. [...]”.
  • D. “[...] A diferença, a favor do comércio, é que a gente pode levar para casa o que está exposto.” / ”[...] Quem poderia imaginar os 60 tipos de escovas de dentes que se encontram em qualquer drugstore americana? [...]”.
  • E. “[...] Ou as infinitas formas e cores que assumem os sapatos, sobretudo femininos? / Às vezes penso que o conteúdo de uma loja, qualquer loja, arrumado por um museólogo, com as devidas etiquetas, poderia ficar divertido.[...]”.

Questão 703079

Banco do Brasil S.A. (BB) 2014

Cargo: Escriturário / Questão 10

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O conector que classifica-se diferentemente do que se destaca em “coisas que você deve fazer” (l. 1-2) em:
  • A. “Eu,que não apostei na Mega-Sena” (l. 36)
  • B. “coisas que a gente precisa porque precisa fazer” (l. 13)
  • C. “lugares que você deve conhecer” (l. 2-3)
  • D. "os cem pratos que você deve provar” (l. 3-4)
  • E. “terem a certeza absoluta de que você vai morrer” (l. 5-6)

Questão 767863

Tribunal de Justiça   - SP (TJSP/SP) 2014

Cargo: Escrevente Técnico Judiciário / Questão 7

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Assinale a alternativa em que a vírgula foi empregada para separar oração introduzida por pronome relativo, a exemplo do que ocorre em: ...um coeficiente de apenas 3% separa os privilegiados, que estudaram em colégios privados...
  • A. Ela estava pensando em que lugar estaria, que dia seria, que pessoas eram aquelas ao seu redor.
  • B. Ficou encantada com a história, acabara de ler o livro, que já tinha sido traduzido para o inglês.
  • C. Ele observou o local, sabia, com certeza, que ali já estivera em outra ocasião, mas quando?
  • D. Era possível, àquela altura da vida, que todos os seus maiores desejos se realizassem enfim.
  • E. Estou vendo essa tempestade se formar, entre, que aqui estaremos bem mais protegidos dela.

Questão 780174

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) 2014

Cargo: Tecnologista em Propriedade Industrial / Questão 19

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens seguintes, relativos a estruturas linguísticas do texto.

A substituição de “em que” (l.7) por o qual acarretaria erro sintático ao texto.
  • C. Certo
  • E. Errado