Questões de Concurso de Estilística - Língua Portuguesa

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 356856

Banco do Brasil S.A. (BB) 2007 (2ª edição)

Cargo: Escriturário / Questão 28

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

 

Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Subentende-se após "quanto" (L.3) a elipse da expressão como.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 842146

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Língua Portuguesa / Questão 35

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No texto 10A1AAA, o autor utiliza como recurso estilístico na descrição da personagem Iracema a
  • A. comparação.
  • B. prosopopeia.
  • C. paronomásia.
  • D. animização.
  • E. enumeração.

Questão 723405

Superintendência da Zona Franca de Manaus - AM (Suframa/AM) 2014

Cargo: Analista Técnico Administrativo / Questão 5

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

No que se refere a elementos textuais e linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.

O texto acima, que trata da origem da cidade de Manaus, é de natureza eminentemente descritiva.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 948786

Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - MG (CODEMIG/MG) 2018

Cargo: Analista de Administração / Questão 7

Banca: Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Nível: Superior

Releia este trecho da entrevista.

“[...] para além disso há uma coisa muito mais brutal: uma forma de racionalidade que se transformou para nós em um elemento quase natural [...]”

Na língua oral, as pontuações são marcadas, principalmente, por pausas, com diversas finalidades distintas.

No caso desse trecho, o autor utilizou os dois-pontos como um recurso estilístico da língua escrita para indicar:

  • A. a retomada de uma ideia já exposta.
  • B. a exposição de um elemento novo.
  • C. uma possibilidade iminente.
  • D. uma relação entre conceitos.

Questão 719910

Superintendência da Zona Franca de Manaus - AM (Suframa/AM) 2014

Cargo: Administrador / Questão 8

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere aos aspectos linguísticos e à tipologia do texto acima, julgue os itens que se seguem.

No texto, de caráter informativo, há trechos narrativos que tratam da navegação na região amazônica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 717420

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Professor - Área Português / Questão 96

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 96 a 104.

Em termos de estrutura textual, na crônica apresentada, utilizam-se, ficcionalmente, elementos que compõem a carta de natureza argumentativa e comercial.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 662132

Tribunal de Justiça   - SP (TJSP/SP) 2013 (2ª edição)

Cargo: Auxiliar de Saúde Judiciário / Questão 8

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Em – Uma jovem elegantíssima aproximou-se. –, o termo em destaque é formado pelo adjetivo elegante cuja ideia intensifica-se pelo acréscimo do sufixo –íssimo.

A ideia expressa por um adjetivo também pode ser intensificada pelo emprego de prefixos, a exemplo do que ocorre em

  • A.

    A casa estava muito silenciosa, o que o assustou.

  • B.

    Ao assumir o cargo, a coordenadora declarou ser extremamente exigente.

  • C.

    Ele é o mais corajoso entre os paraquedistas desta equipe.

  • D.

    A cidade está superagitada devido às festas de fim de ano.

  • E.

    O artista era famoso, mas vivia em condições paupérrimas.

Questão 575324

Secretaria da Administração do Estado da Bahia - BA (SAEB/BA) 2012

Cargo: Especialista em Meio Ambiente - Área Gestão Ambiental / Questão 2

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Em relação à linguagem empregada no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Há elipse do termo “rios” na construção “para os mais caudalosos” (l.16).

  • B.

    Os autores do texto usaram a ironia ao empregar a palavra “funil” (l.19).

  • C.

    Observa-se o emprego da figura de linguagem denominada personificação na expressão “água que cai com a chuva” (l.19).

  • D.

    Predomina, no texto, a linguagem conotativa.

Questão 540582

Secretaria de Estado de Educação - SP (SEE/SP) 2012

Cargo: Professor II - Área Língua Portuguesa / Questão 48

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Ao descrever a personagem Marcela, o narrador adota alguns recursos de linguagem para indicar ao leitor que aquela se dedicava à prostituição. Estão entre esses recursos

  • A.

    implícitos e aforismos.

  • B.

    adjetivações e neologismos.

  • C.

    ironia e reticências.

  • D.

    hesitações e neologismos.

  • E.

    ironia e aforismos.

Questão 540587

Secretaria de Estado de Educação - SP (SEE/SP) 2012

Cargo: Professor II - Área Língua Portuguesa / Questão 53

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Embora os Textos I e III (letras de canções da MPB) sejam de extração popular, é correto afirmar que o Texto III expõe mais claramente sua opção pela linguagem popular, pois ostenta traços da língua falada, tais como

  • A.

    colocação enclítica dos pronomes átonos.

  • B.

    omissão de marcas de flexão e quebra de uniformidade de tratamento.

  • C.

    emprego de palavra estrangeira (auto-reverse).

  • D.

    emprego de verbos no pretérito perfeito e no infinitivo.

  • E.

    omissão de traços do sujeito da enunciação.