Questões de Concurso de Figura e Vícios de Linguagem - Língua Portuguesa

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Questão 872999

Tribunal de Justiça - MG (TJMG/MG) 2017

Cargo: Outorga de Delegações de Notas e de Registro - Área Provimento / Questão 3

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Acerca das figuras de linguagem, recurso estilístico usado para propiciar maior expressividade ao texto literário, assinale a alternativa correta:
  • A. Antítese: consiste na aproximação de termos iguais, sendo enfatizada essa relação de sinonímia.
  • B. Hipérbole: trata-se de minimizar uma ideia com a finalidade suavizar o discurso.
  • C. Ironia: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico.
  • D. Prosopopeia ou personificação: consiste em atribuir a seres animados predicativos que são próprios de seres inanimados.

Questão 747233

Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (FUNPRESP) 2014

Cargo: Analista Técnico - Área Auditoria / Questão 9

Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível: Superior

Na passagem “‘Ligo o computador, coloco os fones e acesso o tradutor’” (linhas 17 e 18), o pronome Eu, que é facilmente identificado pelas formas “Ligo”, “coloco” e “acesso”, foi intencionalmente omitido. Tal recurso exemplifica o uso da figura de linguagem denominada
  • A. prosopopeia.
  • B. hipérbole.
  • C. eufemismo.
  • D. polissíndeto.
  • E. elipse.

Questão 871499

Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2015 (2ª edição)

Cargo: Técnico Judiciário - Área Enfermagem / Questão 12

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Considerando-se que elipse é a supressão de um termo que pode ser subentendido pelo contexto linguístico, pode- se identificá-la no verso:
  • A. As coisas só deviam acontecer
  • B. Ou não se devia sofrer
  • C. e a de não sofrer mais
  • D. é a idade de não sentir as coisas, essas coisas?
  • E. Você não está mais na idade

Questão 861706

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Língua Portuguesa / Questão 51

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Segundo FIORIN, em Polifonia Textual e Discursiva (1999), “a intertextualidade é o processo de incorporação de um texto em outro, seja para reproduzir o sentido incorporado, seja para transformá-lo. Há de haver três processos de intertextualidade: a citação, a alusão e a estilização. [...] A estilização é a reprodução dos procedimentos do ‘discurso de outrem’, isto é, do estilo de outrem”, em geral, com “função polêmica”.

Considere o contexto de produção dos enunciados a seguir para identificar aquele em que ocorre o processo de estilização.

  • A. A Polícia Federal deflagrou hoje (15) a Operação Catilinárias, em conjunto com o Ministério Público Federal. (In: Marcelo Camargo, Agência Brasil, 15. dez. 2015. A manchete incorpora discurso político de Cícero dirigido a Catilina, conhecido como “Catilinárias”.)
  • B. “De minha parte, creio que fora de Paris não há salvação para um homem de espírito”. (In: Roberto Pompeu de Toledo, Veja, 25. nov. 2015, em homenagem a Paris, retoma em seu artigo, entre aspas, uma frase de Molière).
  • C. Rua Líbero Badaró, 67, terceiro andar, sala 2, centro de São Paulo. O endereço da garçonière do escritor Oswald de Andrade (1890-1954) é considerado por estudiosos um dos berços do modernismo brasileiro”. (Luís Anatônio Giron. A garçonière redescoberta. Folha de S. Paulo, 20 de dezembro de 2015.)
  • D. Dizia o dono da venda: “É 11; pra você eu faço 10”. (In: Corra, freguês, corra, Ivan Ângelo, Veja São Paulo, 25. nov. 2015. O trecho entre aspas reproduz a fala de personagem.)
  • E. Nem cinco sóis eram passados que de vós nos partíramos, quando a mais temerosa desdita pesou sobre Nós. [...] O que vos interessará mais, por sem dúvida, é saberdes que os guerreiros de cá não buscam mavórticas damas para o enlace epitalâmico. (Mário de Andrade, em Macunaíma, retomando Camões).

Questão 861707

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Língua Portuguesa / Questão 52

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O locutor pode indicar diferentes pontos de vista em uma asserção, atribuindo sua responsabilidade a outro enunciador. Para isso, pode utilizar-se da negação, de marcadores de pressuposição, do emprego de verbos que indiquem mudança ou permanência de estado, de certos operadores argumentativos, do futuro do pretérito com valor de metáfora temporal.

Essa definição de KOCH, BENTES e CAVALCANTE (2008) corresponde ao conceito de

  • A. polifonia.
  • B. intertextualidade temática.
  • C. intertextualidade tipológica.
  • D. intertextualidade explícita.
  • E. intertextualidade implícita.

Questão 861709

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Língua Portuguesa / Questão 54

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Nesse texto, observa-se que os responsáveis pelo ato de vandalismo são renomeados: “William Shakespeare e seus atores”; “Shakespeare e os homens de sua companhia”; “Shakespeare, seus atores e amigos”; “o dramaturgo e seus cúmplices”.

Entende-se que, nesse caso, a progressão textual (KOCK, 1994) se dá por recorrência de

  • A. nominalizações.
  • B. paráfrases.
  • C. hiperônimos.
  • D. marcadores de situação.
  • E. marcadores conversacionais.

Questão 873635

Defensoria Pública do Estado do Paraná - PR (DPE/PR) 2017

Cargo: Técnico em Informática / Questão 4

Banca:

Nível: Médio

Em “Dia e noite o garoto a atormentava com a exigência”, ocorre uma figura de linguagem denominada de:
  • A. Catacrese
  • B. Elipse
  • C. Metáfora
  • D. Aliteração
  • E. Antítese

Questão 872940

Defensoria Pública do Estado do Paraná - PR (DPE/PR) 2017

Cargo: Administrador / Questão 14

Banca:

Nível: Superior

Quanto ao segundo quadrinho, percebe-se a ocorrência da figura de linguagem:
  • A. Hipérbato
  • B. Aliteração
  • C. Onomatopeia
  • D. Metáfora
  • E. Prosopopeia

Questão 816365

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES 2016

Cargo: Arquiteto / Questão 3

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

De acordo com a construção dos referentes textuais no texto, pode-se afirmar que a expressão “duas qualidades”, no início do texto, contribui para a coesão textual exercendo um papel
  • A. de sumarizar a informação precedente.
  • B. catafórico, em uma remissão de novos referentes.
  • C. anafórico, permitindo o encadeamento das ideias de forma progressiva.
  • D. associativo e comparativo entre duas características mencionadas posteriormente.

Questão 880447

Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos - RN (SEARH/RN) 2016

Cargo: Professor - Área Pedagogia/Anos Iniciais / Questão 11

Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível: Superior

“Nesse instante, por exemplo, o fotógrafo da natureza, no sozinho da sua alma, poderá dizer: ‘Translúcida inspiração, eu a vejo em brilho com seu sorriso pintado em azul.” O excerto possui uma figura de linguagem denominada
  • A. catacrese.
  • B. apóstrofe.
  • C. polissíndeto.
  • D. paronomásia.