Língua Portuguesa Texto

Leia o poema de Paulo Leminski para responder às questões 94 e 95.

 

Pela leitura, conclui-se que
  • A.

    o poeta fez uma brincadeira poética com as palavras suprasumos e quintessência, porque, seguindo o léxico da Língua Portuguesa, a primeira palavra deveria estar grafada: supra-sumos. Quintessência existe na Língua Portuguesa, é uma variante.

  • B.

    não há alteração quanto à grafia da palavra ultrasentido. Ela segue a regra do hífen em palavras com prefixo ultra, seguido de s, que devem ser escritas sem hífen. Por exemplo: ultrasonografia.

  • C.

    segundo o processo de formação das palavras, em quintessência ocorre uma composição por aglutinação, assim como ocorre o mesmo processo nas palavras aguardente e girassol. Quinta-essência significa "o que há de mais perfeito / o mais alto grau"

  • D.

    o prefixo da palavra inframistério significa "na parte inferior", "abaixo". Essa palavra está escrita incorretamente. O poeta optou pela omissão do hífen em todas as palavras com prefixos.

  • E.

    o verbo viver (2º verso), se viesse precedido do artigo o, passaria por um processo de formação de palavras, porque o artigo transformaria o verbo numa palavra substantivada. Assim como a palavra o combate, por exemplo, do verbo combater.