Língua Portuguesa Texto

Textos V e VI – para as questões de 10 a 15

Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto V, assinale a opção correta.

  • A.

    As expressões "de todo em todo" (l.8-9) e "para logo" (l.14) poderiam ser substituídas por ao todo e logo mais, respectivamente, sem prejuízo para o conteúdo semântico do texto.

  • B.

    Depreende-se do texto que os sertanejos, desprotegidos, tornam-se devedores dos seus contratantes logo após terem iniciado o trabalho no seringal.

  • C.

    Ao afirmar que "Há um laivo siberiano naquele trabalho" (l.20), o autor compara o isolamento que o trabalho impõe ao sertanejo com o exílio a que foram submetidos intelectuais e políticos que se revoltaram contra o regime soviético em século passado.

  • D.

    Ao metaforizar o trabalho no seringal denominando-o "empresa de Sísifo" (l.25), o autor ressalta estar o sertanejo condenado a repetir, perpetuamente e sem alento, um labor penoso e embrutecedor.

  • E.

    Da argumentação do autor, no período final do texto, conclui-se que, dotados de firme espírito de luta, os sertanejos que trabalham na exploração da seringueira mantêm, durante a execução dessa atividade, a esperança e a motivação que os levaram a empreender a viagem em busca de riqueza.