Questões de Concurso de Língua Portuguesa e Ensino - Língua Portuguesa

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Questão 678524

Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) 2013

Cargo: Professor de Classe Pleno I - Área Língua Portuguesa / Questão 43

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Assinale a opção correta em relação ao personagem negro descrito nesse trecho de Os Sertões.

  • A.

    Ao comparar o protagonista à “estátua de tit㔠(l.33), o escritor afirma artisticamente a humanidade heroica do prisioneiro.

  • B.

    No trecho, o autor reconhece a superioridade do homem negro e, ao mesmo tempo, questiona a sua passividade diante dos inimigos que o condenaram à morte.

  • C.

    A figura do homem negro no trecho de Os Sertões é apresentada sem a empatia do abolicionista Castro Alves e sem o determinismo cientificista do Naturalismo.

  • D.

    De acordo com o trecho, os homens de alta patente do exército e os letrados discordavam do tratamento racista dado aos prisioneiros pelos soldados rasos do exército.

  • E.

    O prisioneiro negro é descrito pelo autor sem os preconceitos raciais que vigoravam na sociedade brasileira da época.

Questão 678535

Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) 2013

Cargo: Professor de Classe Pleno I - Área Língua Portuguesa / Questão 54

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

  • A.

    Entende-se da leitura do texto que a “palavra em situação dicionária” (v.6) corresponde à palavra em uso.

  • B.

    O trabalho com a forma, como o emprego dos sinais de pontuação, constitui elemento secundário de construção do sentido desse texto.

  • C.

    Na segunda estrofe do poema, o eu lírico trata da impossibilidade de reconstrução do fluxo do rio pela religação entre os diferentes poços de água.

  • D.

    O eu lírico cria uma associação, por semelhança, entre a água do rio e as palavras do discurso político.

  • E.

    Conclui-se da leitura do texto que a comunicação só ocorre quando as palavras estão em relação umas com as outras.

Questão 679307

Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) 2013

Cargo: Professor de Classe Pleno I - Área Língua Portuguesa / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

  • A.

    A disponibilidade, na Internet, de dicionários e do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, dificulta o ensino de língua portuguesa, já que os alunos podem acessá-los sem limites.

  • B.

    A Internet promove a passividade do usuário, por isso o seu uso é desaconselhado como meio de aprendizagem.

  • C.

    Dada a multiplicidade de códigos de escrita existentes na Internet, mais sintéticos e abreviados que a linguagem escrita tradicional, o meio eletrônico de pesquisa prejudica o aprendizado da modalidade escrita formal da língua.

  • D.

    A Internet explora os mesmos recursos de leitura disponíveis nos livros tradicionais, por isso não modifica a forma de apreensão do conhecimento.

  • E.

    A atividade de conhecer a língua portuguesa é influenciada e transformada pelas infinitas possibilidades de pesquisa e navegação voluntária que a Internet proporciona.

Questão 557811

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2012

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Língua Portuguesa / Questão 23

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

“Ontem à noite no campo-santo do presbitério eu vi...”

Tendo em vista as estratégias de organização do discurso argumentativo, como expostas nas Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que, ao inserir em seu texto o segmento acima transcrito, Umberto Eco se vale da

  • A.

    comparação.

  • B.

    citação.

  • C.

    analogia.

  • D.

    exemplificação.

Questão 625036

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - MG (SEPLAG/MG) 2012

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Língua Portuguesa / Questão 23

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

“Ontem à noite no campo-santo do presbitério eu vi...”

Tendo em vista as estratégias de organização do discurso argumentativo, como expostas nas Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que, ao inserir em seu texto o segmento acima transcrito, Umberto Eco se vale da

  • A.

    comparação.

  • B.

    comparação.

  • C.

    analogia.

  • D.

    exemplificação.

Questão 625059

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - MG (SEPLAG/MG) 2012

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Língua Portuguesa / Questão 32

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Um enunciado ou um texto nunca é somente uma informação: nele estão envolvidos processos de subjetivação, de argumentação, de construção do real. Em outras palavras, todo uso que se faz da linguagem é ideológico; logo, as informações que recebemos – inclusive as do domínio jornalístico – não são uma simples reprodução do real.

As afirmações acima transcritas, retiradas das Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, implicam o reconhecimento de que

  • A.

    a transparência da linguagem é facultativa.

  • B.

    todo discurso é falso em alguma medida.

  • C.

    a linguagem é desvinculada da realidade.

  • D.

    a neutralidade do discurso é um mito.

Questão 557821

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2012

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Língua Portuguesa / Questão 33

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considerando o fragmento transcrito em conjunto com as diretrizes expostas na Proposta Curricular – CBC da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que a escola tem como tarefa ensinar

  • A.

    apenas a norma culta ou padrão da língua portuguesa, por diversos motivos: é ela a variante reconhecida e prestigiada socialmente; para as pessoas cultas, ela funciona como modelo e acaba por representar a própria língua; e, finalmente, é a única variante livre dos inevitáveis preconceitos dirigidos às demais variantes.

  • B.

    a norma culta ou padrão da língua portuguesa, pois é a que o aluno em geral não domina, mas deve recusar a ideia de que esta variante é a própria língua, isto é, não pode desconsiderar as outras variantes e nem dar lugar à expressão dos preconceitos que costumam ser dirigidos a algumas delas.

  • C.

    apenas as variantes que são geralmente desconsideradas por aqueles que privilegiam a norma culta, chegando a crer que esta variante é a própria língua; ao privilegiar os dialetos menos cultos e os registros menos formais, a escola pode valorizar o conhecimento prévio do aluno e combater os preconceitos linguísticos.

  • D.

    as variantes ou os dialetos utilizados pelos alunos, no caso da língua oral, para que eles não se sintam vítimas do preconceito linguístico, ao passo que o ensino da norma culta deve ser reservado para os momentos em que se trabalha a expressão escrita elaborada literariamente, nas aulas de literatura.

Questão 625060

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - MG (SEPLAG/MG) 2012

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Língua Portuguesa / Questão 33

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considerando o fragmento transcrito em conjunto com as diretrizes expostas na Proposta Curricular – CBC da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que a escola tem como tarefa ensinar

  • A.

    apenas a norma culta ou padrão da língua portuguesa, por diversos motivos: é ela a variante reconhecida e prestigiada socialmente; para as pessoas cultas, ela funciona como modelo e acaba por representar a própria língua; e, finalmente, é a única variante livre dos inevitáveis preconceitos dirigidos às demais variantes.

  • B.

    a norma culta ou padrão da língua portuguesa, pois é a que o aluno em geral não domina, mas deve recusar a ideia de que esta variante é a própria língua, isto é, não pode desconsiderar as outras variantes e nem dar lugar à expressão dos preconceitos que costumam ser dirigidos a algumas delas.

  • C.

    apenas as variantes que são geralmente desconsideradas por aqueles que privilegiam a norma culta, chegando a crer que esta variante é a própria língua; ao privilegiar os dialetos menos cultos e os registros menos formais, a escola pode valorizar o conhecimento prévio do aluno e combater os preconceitos linguísticos.

  • D.

    as variantes ou os dialetos utilizados pelos alunos, no caso da língua oral, para que eles não se sintam vítimas do preconceito linguístico, ao passo que o ensino da norma culta deve ser reservado para os momentos em que se trabalha a expressão escrita elaborada literariamente, nas aulas de literatura.

Questão 625061

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - MG (SEPLAG/MG) 2012

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Língua Portuguesa / Questão 34

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

À gramática normativa, a que se refere Sírio Possenti, pode ser contraposta a gramática descritiva, que

  • A.

    recusa aceitar a noção de regra, propugnando a inalienável liberdade do falante no uso da língua.

  • B.

    procura estudar as regras das variantes menos valorizadas socialmente, sem se ater à norma culta.

  • C.

    se limita à descrição dos usos particulares da língua, que se furtam a qualquer sistematização.

  • D.

    enfatiza as noções de regularidade e variação em detrimento de noções como correção ou erro.

Questão 557827

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2012

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Língua Portuguesa / Questão 39

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Ao tratar de atividades realizadas com revistas, as Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa estabelecem como primeira condição para o aprendizado [...] fazer do espaço escolar um lócus de circulação desse suporte, o que tem como pressuposto

  • A.

    as imagens que o acompanham em uma revista podem, em muitos casos, tornar desnecessária a leitura do texto escrito.

  • B.

    a compreensão de um texto, quando destacado de seu suporte original, é praticamente inviabilizada por essa supressão.

  • C.

    para a formação de um leitor crítico, é mais importante o contato com o suporte de um texto do que sua leitura.

  • D.

    o manuseio e o contato tátil e visual com seu suporte são fundamentais para a leitura proficiente de um texto.