Questões de Concurso de Morfologia - Língua Portuguesa

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Questão 740473

Tribunal de Contas do Distrito Federal - DF (TCDF/DF) 2014 (2ª edição)

Cargo: Técnico de Administração Pública / Questão 4

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

 

Com relação aos sentidos e aspectos linguísticos e textuais do texto acima, julgue os próximos itens.

A palavra “que”, em todas as ocorrências no trecho “Direi somente que se há aqui páginas que parecem meros contos e outras que o não são” (l.9-10), pertence a uma mesma classe gramatical.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 578170

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2012

Cargo: Assistente em Ciência / Questão 5

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.

Na oração ‘como fez a presidente’ (l.20), ‘como’ equivale a assim como.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 909737

Câmara Municipal de Nova Friburgo - RJ 2017

Cargo: Agente Legislativo / Questão 10

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Médio

Quanto à classe gramatical das palavras sublinhadas, tem-se a correspondência correta em:
  • A. “Só a autenticidade resolve.” (6º§) – advérbio
  • B. “A mim a resposta parece óbvia.” (6º§) – artigo
  • C. “Alguém alegará que dessa forma aprendiam alguma coisa.” (6º§) – pronome relativo
  • D. “Até quando temos de pensar a respeito das armadilhas da internet...” (7º§) – advérbio

Questão 746896

Tribunal Regional Eleitoral / Pará (TRE PA) 2014

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 7

Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível: Médio

Acerca das relações morfossintáticas e quanto aos mecanismos de coesão utilizados no texto, assinale a alternativa correta.
  • A. O vocábulo “seu” (linha 4) retoma “O movimento feminista” (linha 1).
  • B. Na oração “Em 23 de dezembro de 1910, fundou no Rio de Janeiro o Partido Republicano Feminista.” (linhas 7 e 8), utilizou-se o sujeito oculto ou elíptico para retomar o termo “O movimento feminista”, que foi mencionado na linha 1.
  • C. Na linha 15, “porém” foi empregado para introduzir a causa do que é declarado no período anterior.
  • D. No período “[ela] declarou que morreria feliz, pois finalmente vira o resultado de sua vida de lutas.” (linhas 17 e 18), “pois” conecta duas orações por meio da ideia de conclusão.
  • E. Na última oração do texto, o sujeito oculto ou elíptico de “Morreu” foi utilizado como recurso para retomar um termo já expresso no último parágrafo e, ainda, para evitar a repetição desnecessária desse termo.

Questão 919769

Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações - BA (AGERBA/BA) 2017

Cargo: Técnico em Regulação / Questão 2

Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível: Médio

Considere as palavras destacadas na frase abaixo e assinale a alternativa em que se indica, respectivamente e de modo correto, sua classificação morfológica.

  • A. numeral e numeral.
  • B. numeral e pronome.
  • C. artigo e numeral.
  • D. pronome e numeral.
  • E. artigo e pronome.

Questão 905418

Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - SP (CREA/SP) 2017

Cargo: Agente Administrativo / Questão 6

Banca: Instituto Nosso Rumo de Educação e Desenvolvimento Social (NOSSO RUMO)

Nível: Médio

Observando o vocabulário de João Guimarães Rosa, assinale a alternativa que apresenta a classe gramatical das palavras destacadas no texto, respectivamente.
  • A. adjetivo/ verbo/ substantivo
  • B. adjetivo/ substantivo/ substantivo
  • C. substantivo/ verbo/ adjetivo
  • D. substantivo/ substantivo/ adjetivo
  • E. adjetivo/ substantivo/ adjetivo

Questão 913802

Tribunal de Justiça   - RS (TJRS/RS) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 9

Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS)

Nível: Superior

Considere as seguintes afirmações sobre a formação morfológica de três exemplos de palavras do texto.

I - O substantivo esclarecimento (l. 02) forma-se a partir do adjetivo claro por meio de derivação parassintética.

II - A palavra ricos(1.18) é formada mediante o acréscimo ao tema rico do sufixo derivacional de plural.

III- Em normalmente (I. 48), um afixo é adjungido a uma forma adjetival, resultando em um advérbio.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Questão 852826

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Língua Portuguesa / Questão 78

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que concerne aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

Os vocábulos “africanos” (l.16) e “correr” (l.18), originalmente pertencentes à classe dos adjetivos e dos verbos, respectivamente, foram empregados como substantivos no texto.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 852847

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Língua Portuguesa / Questão 99

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os próximos itens.

Dois processos morfológicos atuam na formação do advérbio “infelizmente” (l.10). Dadas as propriedades dos afixos presentes, verifica-se uma ambiguidade estrutural referente à ordem de ocorrência desses processos: pode-se primeiramente adicionar o prefixo in- ao adjetivo feliz, e, depois o sufixo –mente, ou, ao contrário, pode-se adicionar primeiro o sufixo e, depois, o prefixo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 818799

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES 2016

Cargo: Professor / Questão 6

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

A partir do reconhecimento dos aspectos apresentados pela morfossintaxe, considere os elementos destacados no primeiro parágrafo do texto transcrito a seguir:

“Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado (I) revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai (II) dentro de casa. Além de (III) não viverem (IV) com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.”

São equivalentes quanto aos aspectos citados anteriormente apenas:

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. II, III e IV.