Questões de Concurso de Preposições - Língua Portuguesa

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 712931

Caixa Econômica Federal (CEF) 2014

Cargo: Engenheiro - Área Agronômica / Questão 5

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

No que se refere aos aspectos linguísticos, à classificação tipológica do texto acima e às ideias nele expressas, julgue os itens a seguir.

A substituição da preposição “a”, em “a dar recibos escritos das quantias guardadas” (l.20), pela preposição de manteria a correção gramatical do texto, embora acarretasse alteração de sentido.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 713377

Caixa Econômica Federal (CEF) 2014

Cargo: Técnico Bancário / Questão 1

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Julgue os próximos itens, relativos às ideias expressas no texto ao lado e a aspectos linguísticos desse texto.

No trecho “devido à oscilação de seu valor, pelo fato de não serem fracionáveis e por serem facilmente perecíveis” (l.14-16), a substituição dos elementos sublinhados por ao e a, respectivamente, preservaria a correção gramatical e o sentido original do texto.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 753385

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 4

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando as ideias e estruturas do texto, julgue os itens seguintes.

A sequência “aos que” (l.13) poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto, por àqueles que.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 707858

Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE 2014

Cargo: Agente Administrativo / Questão 9

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Acerca das ideias desenvolvidas no texto acima e das estruturas linguísticas nele empregadas, julgue os itens de 7 a 12.

A preposição “para”, tanto em “para valores que ainda constituem o ideal do nosso tão sofrido bípede implume” (l.23-24) quanto em “para alterar esse iminente risco de desintegração que afeta a sociedade civil” (l.39-40), introduz orações que exprimem finalidade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 707859

Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE 2014

Cargo: Agente Administrativo / Questão 10

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Acerca das ideias desenvolvidas no texto acima e das estruturas linguísticas nele empregadas, julgue os itens de 7 a 12.

Na linha 28, sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto, a preposição “a”, em “ao qual”, poderia ser suprimida.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 759206

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 13

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Em relação ao texto acima, julgue os itens subsequentes.

Nas linhas 2, 5 e 8, “para” confere noção de finalidade aos trechos que introduz.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 822040

Tribunal Regional do Trabalho / 23ª Região (TRT 23ª) 2016

Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 4

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

No segmento de que árvore ou arbusto caíam aquelas sementes vermelhas (3o parágrafo), o termo sublinhado pode ser substituído corretamente por:
  • A. de cuja
  • B. dos quais
  • C. de qual
  • D. de quanta
  • E. de cujos

Questão 822251

Tribunal Regional do Trabalho / 20ª Região (TRT 20ª) 2016

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 4

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Estabelece relação de finalidade, no contexto, o vocábulo sublinhado em:
  • A. a dimensão dos seus integrantes como pessoas reais (2o parágrafo).
  • B. E foi dele que ouvi oralmente a história de Zé de Julião (1o parágrafo).
  • C. o cangaço deixou de ser um coletivo para mim e passei a ver nele (2o parágrafo).
  • D. Em 1977 estava em Sergipe para realizar um episódio (1o parágrafo).
  • E. um filme sobre a extraordinária vida daquele homem (2o parágrafo).

Questão 822441

Tribunal Regional do Trabalho / 20ª Região (TRT 20ª) 2016

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 4

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Mantendo-se o sentido, nos segmentos abaixo, o termo sublinhado que pode ser substituído por “a fim de” encontra-se em:
  • A. Melhor ainda: são ideais para a sala de aula. (1º parágrafo)
  • B. ... a literatura de cordel é excelente para a transformação da sociedade... (4º parágrafo)
  • C. ... e pode trazer política, defesa de causas e críticas sociais para a literatura de uma maneira profundamente envolvente. (4º parágrafo)
  • D. ... pode ser a oportunidade perfeita para colocar essas questões em pauta. (3º parágrafo)
  • E. ... e utilizam minhas rimas para falar sobre questões raciais... (2º parágrafo)

Questão 811481

Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) 2016

Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Educacional / Questão 9

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, referentes aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA.

Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto, no trecho “só os tolos temem a lobisomem e feiticeiras” (l.5), a preposição “a” poderia ser suprimida.
  • C. Certo
  • E. Errado