Questões de Concurso de Usos da Norma Padrão Culta - Língua Portuguesa

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Questão 660482

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) 2013

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 1

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Em relação a informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir o ponto final após “econômico” (l.14) por dois-pontos, grafando-se o verbo “Ampliar” com inicial minúscula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 700628

Departamento de Polícia Federal (DPF) 2013 (2ª edição)

Cargo: Escrivão de Polícia / Questão 7

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base no texto acima, julgue os itens de 1 a 8.

O emprego dos elementos “onde” (l.2) e “de onde” (l.6-7), no texto, é próprio da linguagem oral informal, razão por que devem ser substituídos, respectivamente, por no qual e da qual, em textos que requerem o emprego da norma padrão escrita.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 660486

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) 2013

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 5

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

 

Com referência a ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 5 a 7.

Mantém-se a correção gramatical do período e suas informações originais ao se substituir “porque” (l.3) por qualquer um dos termos a seguir: porquanto, já que, uma vez que, visto que.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 665537

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) 2013

Cargo: Auditor Fiscal do Trabalho / Questão 11

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

Cada um dos itens abaixo apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto — indicado entre aspas —, que deve ser julgada certa se estiver gramaticalmente correta e mantiver o sentido original do texto, ou errada, em caso contrário.

“O direito (...) cidadão” (l.29-31): O direito de ir e vir, o de trabalhar e o de estudar são a mola mestra da inclusão de qualquer cidadão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 665538

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) 2013

Cargo: Auditor Fiscal do Trabalho / Questão 12

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

Cada um dos itens abaixo apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto — indicado entre aspas —, que deve ser julgada certa se estiver gramaticalmente correta e mantiver o sentido original do texto, ou errada, em caso contrário.

“Desses (...) empregado” (l.45-46): Esperam-se desses trabalhadores profissionalismo, dedicação, assiduidade, enfim, atributos imanentes a qualquer empregado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 665539

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) 2013

Cargo: Auditor Fiscal do Trabalho / Questão 13

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

Cada um dos itens abaixo apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto — indicado entre aspas —, que deve ser julgada certa se estiver gramaticalmente correta e mantiver o sentido original do texto, ou errada, em caso contrário.

“A mera (...) população” (l.4-6): A simples declaração formal das liberdades nos documentos e nas legislações ruíam frente à fatal exclusão econômica da maior parte da população.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 665540

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) 2013

Cargo: Auditor Fiscal do Trabalho / Questão 14

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

Julgue os itens a seguir com base nas ideias do texto.

Conclui-se da leitura do texto que, comparado ao número de homens contratados para trabalhar no setor industrial, o número de mulheres que trabalham nesse setor é pequeno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 665546

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) 2013

Cargo: Auditor Fiscal do Trabalho / Questão 20

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

Com base na estrutura linguística do texto, julgue os itens que se seguem.

Não haveria prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido original do texto caso o primeiro período do segundo parágrafo fosse assim reescrito: Muitos são os motivos que podem explicar esse comportamento mais favorável a mulher do que os homens, quanto à expansão do nível de ocupação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 578169

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2012

Cargo: Assistente em Ciência / Questão 4

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com base na interpretação e na análise linguística do texto, julgue os itens a seguir.

O trecho “o senador ultrakirchnerista Aníbal Fernández disse que não viu ‘mensagem alguma’ com a enorme manifestação” (l.8-10) poderia ser reescrito, com coerência e correção gramatical, da seguinte forma: o senador Aníbal Fernández, ultrakirchnerista, não percebeu a manifestação como mensagem aos problemas enfrentados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 844468

Tribunal Regional do Trabalho / 11ª Região (TRT 11ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 3

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considerada a norma-padrão da língua, é adequado o que se afirma em:
  • A. (linhas 1 e 2) Redação alternativa do segmento cuja percepção é necessária ao entendimento do passado e do presente da região, que não prejudique nem seu sentido no contexto original, nem a correção gramatical, poderia ser “percepção da qual depende necessariamente o entendimento do passado e do presente da região”.
  • B. (linha 3) No contexto em que está empregada, a forma verbal irá resultar não é adequada, pois a menção a meados do século XVIII exigiria o uso de “iria resultar”.
  • C. (linha 4) A substituição da forma havia sido observada por “teria sido observada” não prejudica o sentido original da frase.
  • D. (linha 7) A colocação do pronome oblíquo observada em ver-se-á é correta; essa mesóclise é restrita ao emprego do futuro do presente.
  • E. (linha 9) O emprego do verbo auxiliar destacado em que não chegam a se reconstituir indica que haveria a possibilidade de a ação denotada pelo verbo principal ter sido concluída.