Medicina Especialidade Cardiologia

A utilização de sistemas de marca-passo cardíaco totalmente implantáveis é considerada uma das mais importantes intervenções médicas dos últimos 30 anos. Com relação a esses sistemas de estimulação elétrica cardíaca artificial, assinale a opção correta.

  • A.

    Basicamente, um marca-passo com modo de estimulação AAI estimula o átrio, sente essa câmara e inibe-se na presença de uma onda P espontânea, conforme o código proposto pela North American Society of Pacing and Electrophysiology e pelo British Pacing and Electrophysiology Group.

  • B.

    O limiar de estimulação corresponde à amplitude mínima de um evento cardíaco natural capaz de ser detectado pelo circuito do marca-passo.

  • C.

    O campo eletromagnético gerado pelo uso de telefones celulares não é capaz de gerar qualquer anormalidade no funcionamento dos marca-passos cardíacos.

  • D.

    A chamada síndrome do marca-passo é causada pela perda intermitente de comando do sistema elétrico de estimulação cardíaca associada à fratura ou perda de posicionamento do cabo do eletrodo.