Medicina Especialidade Cardiologia

Com respeito aos procedimentos de suporte básico de vida e de ressuscitação cardiopulmonar avançada (suporte cardiovascular avançado de vida) para abordagem de parada cardiorrespiratória em adultos, conforme as recomendações da American Heart Association (2010), assinale a alternativa correta.

  • A.

    Enquanto não se procedem abordagens avançadas de manutenção das vias aéreas, devem-se iniciar massagens cardíacas intercaladas com ventilações, mantendo-se uma taxa de 15 compressões torácicas para cada 2 ventilações.

  • B.

    Desfibriladores com onda bifásica são mais seguros, mais efetivos e requerem níveis mais baixos de energia para reversão de fibrilação ventricular, em comparação com os desfibriladores de onda monofásica.

  • C.

    A ventilação com bolsa-valva-máscara facial é mais segura e confiável do que aquela feita por meio de bolsa-valva-máscara laríngea.

  • D.

    O uso de Combitube tem muito mais vantagens do que a intubação endotraqueal, em termos de isolamento das vias aéreas, de redução do risco de aspiração e de ventilação mais confiável, quando se comparam ambas as técnicas com a ventilação realizada por bolsa-valva-máscara facial.

  • E.

    Quando, durante a realização das manobras de ressuscitação pulmonar, constata-se (por meio da capnometria) aumento súbito na pressão parcial alveolar de CO2 no final da expiração (PETCO2), com valores superiores ou iguais a 40 mmHg, deve-se inferir que há baixa probabilidade de retorno da circulação espontânea.