Medicina Especialidade Cardiologia

A anamnese cuidadosa e o exame físico apurado são elementos essenciais para a construção do raciocínio clínico que orienta o médico cardiologista em busca do melhor caminho diagnóstico e terapêutico. Com referência ao exame físico, é correto afirmar que

  • A.

    a palpação do pescoço permite o reconhecimento de vários sinais, como o sinal de Hirtz, que é a percepção da pulsação para baixo, após a elevação manual da cartilagem cricóide.

  • B.

    na inspeção e palpação, movimentos anormais da cabeça sugerem várias doenças cardiovasculares - DCV, como o sinal de Feletti, que é a pulsação extensora da cabeça por insuficiência valvar aórtica.

  • C.

    na ausculta cardíaca, a hiperfonese e a hipofonese das duas bulhas se estabelecem pela comparação da intensidade da primeira bulha (B1) nos focos aórtico e pulmonar e para a segunda bulha (B2) nos focos mitral e tricúspide.

  • D.

    na ausculta do pescoço, podem ser audíveis sopros irradiados das lesões valvares aórticas, sopros localizados das estenoses carotídeas e sopros tireoideanos do hipertireoidismo.

  • E.

    no exame minucioso dos membros, podem ser observados vários sinais, próprios de múltiplas doenças cardíacas, como angina pectoris, pericardite aguda, arritmia ventricular, miocardite etc.