Medicina Especialidade Cardiologia

A respeito da insuficiência cardíaca (IC), é correto afirmar que

  • A.

    pacientes com disfunção ventricular apresentam prevalência de ectologias ventriculares e episódios de taquicardia ventricular não-sustentada, podendo gerar morte súbita. A droga antiarrítmica dobutamina mostra benefícios na diminuição do risco de morte súbita cardíaca em pacientes com IC.

  • B.

    dentre os vasodilatadores endovenosos, a nitroglicerina tem sido a droga preferida de escolha no tratamento dos portadores de cardiopatia isquêmica. Apresenta como principais efeitos colaterais a taquicardia, arritmias supra e ventriculares e hipocalemia.

  • C.

    o transplante cardíaco representa o único tratamento definitivo para pacientes portadores de IC refratária à terapêutica medicamentosa máxima e na impossibilidade de tratamento por cirurgia cardíaca convencional (revascularização miocárdica e cirurgia valvar).

  • D.

    as drogas inotrópicas de uso EV estão indicadas em pacientes com IC que apresentam uma ou mais das seguintes condições: fibrilação atrial, presença de trombos cavitários, antecedentes de tromboembolismo e grandes áreas acinéticas após infarto do miocárdio.

  • E.

    os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (Ieca) representam importante arsenal terapêutico na IC; entretanto, não devem ser utilizados em pacientes com disfunção sistólica.