Medicina Especialidade Cirurgias Cirurgia Buco-Maxilo Facial

A manipulação ou alteração do plano oclusal, denominada rotação do complexo maxilomandibular, deve ser considerada nos casos em que o tratamento convencional não permite obtenção de resultados funcionais e estéticos satisfatórios. Com relação à técnica de manipulação do plano oclusal, assinale a opção correta.

  • A.

    A rotação do complexo maxilomandibular no sentido horário é indicada para indivíduos que apresentam plano oclusal hipodivergente.

  • B.

    O ponto selecionado como ponto de fulcro na rotação do complexo maxilomandibular é o ponto que sofre as maiores alterações de posição e inclinação.

  • C.

    Para os indivíduos com plano oclusal baixo (dolicocefálicos) e para aqueles com plano oclusal alto (branquicefálicos) as ostrotomias estão indicadas para alteração do plano oclusal.

  • D.

    Os indivíduos com plano oclusal baixo apresentam plano mandibular baixo, ângulos mandibulares bem definidos e mento proeminente. Eles podem se beneficiar de maneira funcional e estética da rotação do complexo maxilomandibular no sentido anti-horário.

  • E.

    Pacientes com apneia obstrutiva do sono beneficiam-se da rotação horária do complexo maxilomandibular.