Medicina Especialidade Cirurgias Cirurgia Pediátrica

Sob a denominação de síndrome do intestino encurtado, estão incluídas todas as formas clínicas e complicações decorrentes da perda de intestino delgado e(ou) grosso. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A manifestação clínica predominante do intestino encurtado é a obstrução intestinal seguida de fenômenos disabsortivos.

  • B.

    São mais comuns as formas de intestino encurtado congênito, como as que ocorrem nas gastrosquises e atresias intestinais, do que as formas adquiridas de intestino encurtado por ressecção intestinal.

  • C.

    O tratamento cirúrgico de enteroplastia ou alongamento intestinal deve ser sempre indicado, independentemente da possibilidade de adaptação funcional do intestino residual.

  • D.

    Os mecanismos de uma provável adaptação do intestino remanescente incluem ação do alimento na luz intestinal, ação da secreção biliopancreática, ação hormonal e fatores de crescimento.

  • E.

    A interposição de alças em sentido reverso e a construção de alças em arco para recirculações são técnicas que permitem benefício maior em comparação às técnicas de alongamento sequencial, enquanto se aguarda a possibilidade de um transplante intestinal.