Medicina Especialidade Cirurgias Cirurgia Plástica

Correto planejamento e conhecimento dos principais tipos de osteotomias são fundamentais no tratamento das deformidades dentofaciais. Com base nessa informação, assinale a opção correta.

  • A.

    As deformidades sagitais da face são caracterizadas por mudanças na convexidade facial, decorrentes de retrusão ou protrusão maxilomandibular. No padrão III da classificação de Capelozza de 2004, há convexidade excessiva com retrusão mandibular ou protrusão maxilar, tipicamente com má oclusão classe III de Angle.

  • B.

    Quanto maior o desequilíbrio tridimensional da face, menor a probabilidade de indicação cirúrgica que envolva a manipulação simultânea de maxila e mandíbula, para evitar alta morbidade e complicações.

  • C.

    A osteotomia do tipo LeFort I, cirurgia mais frequentemente utilizada quando há necessidade de alinhamento das arcadas dentárias superiores, pode ser adotada nos casos de retrognatismo ou prognatismo maxilar, bem como nas situações de face curta ou alongada.

  • D.

    A osteotomia sagital de ramos da mandíbula é procedimento de escolha para recuo de mandíbula, enquanto a osteotomia vertical do ramo de mandíbula é a técnica mais indicada para o avanço da mandíbula.

  • E.

    São vantagens da osteotomia sagital de ramo de mandíbula a baixa incidência de lesão do nervo alveolar inferior e a cicatrização mais rápida resultante do grande contato ósseo.