Medicina Especialidade Cirurgias Cirurgia Plástica

A rinoplastia é provavelmente a área da cirurgia plástica que requer mais conhecimento técnico, fisiológico e anatômico nas fases de planejamento e execução. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A ressecção submucopericondral da cartilagem quadrangular deve ser evitada na obtenção de enxertos de cartilagem para a rinoplastia.

  • B.

    A cartilagem auricular pode ser utilizada como material de enxerto em rinoplastias e, dado seu alto grau de elasticidade e maleabilidade para modelação em manobras de compressão, apresenta vantagem sobre a cartilagem septal.

  • C.

    O uso de material aloplástico na rinoplastia deve ser evitado devido à possibilidade de enrijecimento dos tecidos decorrente de fibrose reacional, o que poderia resultar em perda da elasticidade e da complacência cutânea, além da possibilidade de infecção e extrusão.

  • D.

    O ângulo nasolabial, que compreende o ângulo formado pela implantação da columela no lábio superior, deve medir nos homens entre 100 a 110 graus.

  • E.

    A abordagem aberta, com incisão columelar externa, produz uma exposição ampla das cartilagens alares, e a ponta nasal tende a apresentar edema de menor intensidade no pósoperatório imediato, se comparada à técnica fechada.