Medicina Especialidade Cirurgias Cirurgia Plástica

A lipoaspiração ocupa lugar de destaque em cirurgia plástica. No que se refere a esse processo, assinale a opção correta.

  • A.

    A introdução do método tumescente em que há infiltração prévia de solução salina com adrenalina no tecido a ser aspirado reduziu drasticamente a perda de sangue; e o uso, nessas soluções, de lidocaína com doses de 50 mg/kg tem-se mostrado seguro na maioria das condições clínicas.

  • B.

    Em cirurgias de lipoaspiração, são preferidas cânulas com diâmetros entre 5 mm a 6 mm e tamanho entre 30 cm a 50 cm, já que cânulas longas permitem maior controle e diminuem risco de perfuração de cavidades.

  • C.

    A lipoaspiração, que pode ser entendida como um procedimento cirúrgico para remoção de células de gordura do tecido celular subcutâneo, por meio de cânulas conectadas a um sistema de aspiração (gerador de pressão negativa), está indicada para pacientes portadores de lipodistrofias localizadas e para tratamento de obesidade.

  • D.

    Cirurgias de lipoaspiração são regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que estabelece critérios de segurança a serem adotados pelos profissionais nelas envolvidos. Entre outros parâmetros, define o CFM que o volume aspirado não deve ultrapassar 7% do peso corporal, se a técnica adotada for a infiltrativa tumescente; 5%, caso a técnica seja a não infiltrativa; ou 40% da área corporal, a despeito da técnica usada.

  • E.

    A Cirurgias de lipoaspiração são regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que estabelece critérios de segurança a serem adotados pelos profissionais nelas envolvidos. Entre outros parâmetros, define o CFM que o volume aspirado não deve ultrapassar 7% do peso corporal, se a técnica adotada for a infiltrativa tumescente; 5%, caso a técnica seja a não infiltrativa; ou 40% da área corporal, a despeito da técnica usada.