Medicina Especialidade Cirurgias Cirurgia Plástica

Acerca das sequelas de deformidades congênitas labiopalatinas, assinale a opção correta.

  • A.

    A técnica de Furlow, dupla plástica em Z com retalhos opostos no palato mole, utilizada para tratamento primário de fissura palatina, promove alongamento do palato e pode ser indicada para correção de insuficiência velofaringiana com falha de abertura de 5 mm.

  • B.

    A correção cirúrgica das fissuras do lábio e do palato deve ser realizada o mais breve possível, com uma semana de nascimento, para melhorar a sucção e o aleitamento materno bem como minimizar as sequelas da fonação.

  • C.

    Para os casos de palatos com condição funcional ruim, isto é, para os casos de palato curto, com mobilidade ruim e falha de fechamento maior que 10 mm, a faringoplastia deve ser a opção cirúrgica.

  • D.

    O quadro de insuficiência velofaringiana (IVF) apresenta-se, em maior ou menor grau, com hiponasalidade, articulações compensatórias de vocábulos, escape de ar oral e distúrbios articulatórios de fonemas.

  • E.

    A técnica de Von Langenbeck notabiliza-se por melhor alongamento do palato e redução das sequelas de insuficiência velofaringiana e implica fechamento medial da fissura palatina, além de amplo descolamento subperiosteal do palato duro, deixando área óssea lateral desnuda para cicatrizar por segunda intenção.