Medicina Especialidade Cirurgias Cirurgia Plástica

A radiação terapêutica pode ser utilizada no tratamento coadjuvante de tumores como os da mama e pode ter relevância nos procedimentos de reconstrução. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

  • A.

    Com a evolução de técnicas e aparelhos de radioterapia, atualmente não se verificam casos de fibrose ou radiodermites em áreas irradiadas.

  • B.

    A radiação resulta em fibrose microvascular e comprometimento na circulação sanguínea transitória, que melhoram com o tempo.

  • C.

    A fibrose microvascular, secundária a radiodermite, dificulta a migração de leucócitos e consequentemente prejudica a cascata de reação inflamatória local, que é essencial no processo de cicatrização da ferida.

  • D.

    A extensão da injúria tecidual pela irradiação observada clinicamente na superfície afetada é menor que as alterações teciduais internas. Assim, não há necessidade de serem amplas as margens de ressecção de áreas com feridas por radiodermite, para reconstruções; basta incluir o defeito observado clinicamente na superfície cutânea.

  • E.

    A excisão com fechamento primário ou com enxerto de pele nas áreas de úlceras de radiodermite tem regularmente produzido resultados satisfatórios com baixa propensão à recorrência.