Medicina Especialidade Clínica Geral

       Um paciente de 48 anos de idade foi levado ao prontosocorro por familiares por ter sido encontrado com profunda sonolência 40 minutos antes. Em seu quarto, conforme relatado, havia, ao lado da cama do paciente, dois frascos vazios de diazepam. Foi relatado que o paciente havia se separado da esposa há cerca de um mês, tinha grande labilidade de humor e recebia acompanhamento psiquiátrico por esse motivo. Entretanto, conforme relato, estava sem usar os medicamentos psiquiátricos, por conta própria, há 6 semanas. Está desempregado há cerca de 4 meses. Foi mencionada história pregressa de epilepsia, sendo que, há 6 anos, por orientação médica, não fazia uso de medicação anticonvulsivante e não havia apresentado crise convulsiva desde então.

Ante essa situação clínica hipotética, julgue os próximos itens.

O principal mecanismo da intoxicação exógena nesse caso decorre da potencialização do efeito inibitório exercido pelo GABA no SNC, pois os benzodiazepínicos ligam-se aos complexos de receptores de GABA e intensificam a freqüência de abertura dos canais de cloro em resposta ao GABA.

  • C. Certo
  • E. Errado