Medicina Especialidade Clínica Geral

Os exames laboratoriais de uma paciente com quadro clínico de insuficiência cardíaca congestiva (esquerda e direita) descompensada — classe funcional IV segundo a New York Heart Association e estágio D segundo a American Heart Association —, causada por uma miocardiopatia dilatada alcoólica com grave disfunção sistólica biventricular, apresentam um valor de sódio sérico igual a 126 mEq/L.

Considerando essa situação hipotética e que os valores normais de sódio sérico variam de 135 mEq/L a 145 mEq/L, assinale a opção correta em relação à alteração eletrolítica apresentada pela paciente.

  • A.

    Provavelmente, a hiponatremia apresentada pela paciente é do tipo hipotônica e euvolêmica.

  • B.

    O uso de diuréticos, especialmente os de alça, está absolutamente contra-indicado à paciente, pois essas medicações causam significativo balanço negativo do sódio corporal total, agravando o desequilíbrio eletrolítico.

  • C.

    Deve-se indicar à paciente restrição da ingestão hídrica para cerca de 1 a 2 litros de água por dia.

  • D.

    A paciente deve receber doses maciças de solução salina hipertônica (cloreto de sódio a 3%) infundida rapidamente para se evitar a mielinólise pontina cerebral decorrente da hiponatremia prolongada.