Medicina Especialidade Clínica Geral

Um rapaz com dezessete anos de idade deu entrada na enfermaria clínica com quadro de dor intensa no quadrante superior direito do abdome, associada a anorexia, náuseas, vômitos frequentes, rash maculopapular difuso, intensamente pruriginoso, e gengivorragia. Sinais vitais mostravam PA = 88 mmHg × 72 mmHg, FC = 94 bpm e SaO2 = 96% em ar ambiente. Ele esteve em observação no pronto-socorro durante cinco dias, com quadro de febre alta, mialgia, cefaleia retroorbitária, astenia e diarreia leve. Para elucidação do caso, foram solicitados, entre outros, os seguintes exames: prova do laço, velocidade de hemossedimentação e ultrassonografia de abdome.

Considerando o diagnóstico clínico mais provável e os possíveis achados nos exames complementares do quadro acima descrito, julgue os itens subsequentes.

O manejo desse paciente deve incluir uma fase inicial de hidratação parenteral vigorosa. O cálculo aproximado do volume de líquidos deve ser de 80 mL/kg/dia, sendo um terço na forma de solução salina e dois terços na forma de solução glicosada.

  • C. Certo
  • E. Errado