Medicina Especialidade Clínica Geral

Um operário sofreu amputação completa de 3 dedos da mão esquerda, ao manipular uma máquina. Não tem outras lesões, mas sangrou bastante da lesão da mão. A respeito do tratamento deste paciente e do possível reimplante das partes amputadas, pode-se afirmar que

  • A.

    as extremidades amputadas devem ser limpas e embebidas em gaze umedecida e resfriadas, sendo transportadas em saco plástico ou recipiente que vai dentro de caixa com gelo (sem contato direto com ele).

  • B.

    o paciente só deve ser encaminhado ao hospital quando as extremidades amputadas tiverem sido localizadas e estiverem adequadamente acondicionadas para transporte.

  • C.

    não se deve comentar com o paciente sobre a amputação e suas conseqüências até que o tratamento definitivo tenha sido planejado e comece a ser executado.

  • D.

    as extremidades amputadas devem ser colocadas diretamente num recipiente com gelo e um pouco de água, depois de adequadamente limpas; o congelamento permite melhor conservação, aumentando as chances de sucesso no reimplante.

  • E.

    a preocupação deve ser cuidar apenas do paciente (hemostasia e prevenção de infecção), já que é inconcebível pensar em reimplantar mais do que 2 (duas) extremidades.