Medicina Especialidade Clínica Geral

De acordo com as figuras apresentadas, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Atualmente, existe uma tendência para mudança da organização do sistema de serviços de saúde: do sistema estruturado como uma pirâmide, por níveis de atenção, para o sistema estabelecido por meio de redes assistenciais e por território. Essa tendência é um retrocesso, pois o paciente fica sem referência.

  • B.

    O sistema de serviços de saúde organizado por intermédio da constituição de redes tem como vantagem a configuração dos serviços em territórios, integrando as unidades de saúde existentes e, dessa forma, considerando como porta de entrada dos serviços qualquer unidade assistencial procurada pelo paciente.

  • C.

    As equipes de saúde da família, em ambos os modelos assistenciais representados nas figuras, não devem se constituir como ponto principal de referência para todo o sistema de saúde.

  • D.

    As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) buscam preencher o vazio assistencial nas situações de urgência, entre as unidades básicas de saúde e as unidades hospitalares, e só atendem casos de alta complexidade.

  • E.

    Na constituição das redes assistenciais, os serviços de saúde não disponíveis em determinadas regiões ou territórios devem ser considerados inexistentes, e a população não poderá utilizá-los em outra região.