Medicina Especialidade Clínica Geral

A região do Vale do Amanhecer possui duas equipes de família para assistir duas mil famílias. A primeira, que possui um quadro multiprofissional, realizou seu planejamento estratégico e definiu metas, organiza reuniões periódicas com a comunidade e com a Secretaria de Saúde para obter retorno sobre a sua atuação. Discute semanalmente os casos mais importantes, instituindo protocolos assistenciais, produz 25 visitas domiciliares por semana, controla os 137 pacientes diabéticos e hipertensos da sua população adstrita, diminuindo pela metade as internações hospitalares desse grupo de pacientes.

A segunda equipe, apesar de atuar há mais tempo na comunidade e também contar com um quadro multiprofissional, atende de forma isolada, sem metas definidas e realiza apenas poucas consultas ambulatoriais.

 Com base na matriz de desempenho para organizações de saúde, com quatro dimensões: (1) capacidade de adaptação ao ambiente externo; (2) trabalho com objetivos claros; (3) produção de serviços de acordo com as necessidades da população, com qualidade; e (4) desenvolvimento de cultura organizacional participativa e produtora de conhecimento, assinale a alternativa correta, considerando as informações apresentadas.

  • A.

    A primeira equipe de saúde da família, apesar do desempenho melhor do que o da segunda, não desenvolveu a dimensão produção de serviços, pois realiza poucos atendimentos.

  • B.

    O resultado que melhor caracteriza a qualidade (efetividade clínica) dos serviços produzidos pela primeira equipe é a redução, pela metade, das internações sensíveis à atenção primária.

  • C.

    A segunda equipe de saúde da família tem desempenho melhor do que o da primeira, porque atua há mais tempo na comunidade.

  • D.

    A primeira equipe falhou na dimensão desenvolvimento de cultura organizacional participativa e produtora de conhecimento.

  • E.

    O planejamento estratégico não deve ser realizado por equipes de saúde da família.