Medicina Especialidade Clínica Geral

Texto III, para responder às questões 44 e 45. A direção colegiada de um hospital de pequeno porte, com atuação junto a uma grande região carente de um município de mais de cinquenta mil habitantes, reuniu-se para definir sua missão e realizar o seu planejamento estratégico.

Sabe-se que é um hospital bem equipado para o atendimento de pequena e média complexidade, contando com uma equipe multiprofissional motivada e apta à realização de partos, cirurgias gerais, especialmente de urgência, assim como de traumas sem fraturas expostas. Tem um serviço de emergência, 24 horas, com uma sala de estabilização e nove leitos de observação, mas não consegue completar sua escala de plantonista para cobrir os sete dias da semana. Ademais, há falta de profissionais para acompanhar os pacientes internados.

As três equipes de saúde da família do município têm no hospital sua principal referência para o atendimento aos pacientes que não necessitam de atendimentos mais complexos.

O prefeito municipal, que é médico, irá remunerar adequadamente os profissionais das equipes de saúde da família que optarem por, também, trabalhar no hospital. Todavia, o município vizinho resolve duplicar a remuneração dos profissionais que se mudarem de domicílio.

Assinale a alternativa correta com base na situação apresentada no texto.

  • A.

    O produto a ser definido pela missão do hospital é dar assistência hospitalar aos casos de média e alta complexidade da população da cidade.

  • B.

    As características do produto não fazem parte da definição da missão, e sim da definição da visão da organização.

  • C.

    Os profissionais das equipes de saúde da família poderão atuar no hospital, de maneira complementar, para melhorar o vínculo e a responsabilização com a população da região.

  • D.

    A clientela principal são os moradores da região vizinha onde está inserido o hospital.

  • E.

    Um dos resultados esperados mais importantes é o aumento da transferência dos casos de menor gravidade para os hospitais da capital do estado.