Medicina Especialidade Clínica Geral

Texto IV, para responder às questões de 48 a 50. O coordenador do único centro de saúde em uma região carente, após realizar análise situacional, identifica quatro grupos populacionais a serem assistidos pelas equipes de saúde da família do centro de saúde:

1 – Adolescentes que concluíram o ensino básico, mas estão sem acesso à escola secundária ou técnica e passam a maior parte do tempo sem realizar atividades educacionais ou esportivas.

2 – Idosos com hipertensão e diabetes, alguns com sequelas de AVC, sem controle ou acesso aos serviços de saúde.

3 – Adultos jovens empregados em regiões distantes com nível relativo de estresse familiar e financeiro.

4 – Crianças sem acompanhamento familiar adequado, porém reunidas em tempo integral em uma creche bem instalada, dirigida por religiosos e apoiada pela prefeitura local.

Acerca dos quatros grupos populacionais identificados no texto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No caso de o centro de saúde ter métodos anticoncepcionais à disposição da população, estes só devem ser indicados para jovens maiores de dezoito anos de idade.

  • B.

    Em relação às jovens adultas grávidas, o pré-natal deve ser acompanhado pelo médico de família, que garantirá a realização dos exames complementares; especialmente, quatro ultrassons durante o período gravídico.

  • C.

    No caso de um surto leve de diarreia aguda na creche comunitária, a melhor conduta é a hidratação oral, com o soro distribuído pelo centro de saúde, na dose conforme o peso das crianças, mas com uma dose de soro para repor as perdas anteriores e doses de soro a cada nova dejeção líquida. Ademais, está indicada antibioticoterapia profilática.

  • D.

    O grupo de pacientes idosos diabéticos e hipertensos deve ser considerado o de maior risco. A melhor conduta nesses casos é manter a pressão arterial em 120 mmHg por 80 mmHg, e níveis de HbA1c menores do que 7,0. O médico de família deve solicitar a presença da equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para realização de seções de fisioterapia, com a finalidade de dar atendimento aos pacientes com sequela de AVC.

  • E.

    As vacinas contra vírus da hepatite B e contra o vírus papiloma humano (HPV) fazem parte da agenda de vacinações obrigatórias para os adolescentes.