Medicina Especialidade Clínica Geral

Texto IV, para responder às questões de 48 a 50. O coordenador do único centro de saúde em uma região carente, após realizar análise situacional, identifica quatro grupos populacionais a serem assistidos pelas equipes de saúde da família do centro de saúde:

1 – Adolescentes que concluíram o ensino básico, mas estão sem acesso à escola secundária ou técnica e passam a maior parte do tempo sem realizar atividades educacionais ou esportivas.

2 – Idosos com hipertensão e diabetes, alguns com sequelas de AVC, sem controle ou acesso aos serviços de saúde.

3 – Adultos jovens empregados em regiões distantes com nível relativo de estresse familiar e financeiro.

4 – Crianças sem acompanhamento familiar adequado, porém reunidas em tempo integral em uma creche bem instalada, dirigida por religiosos e apoiada pela prefeitura local.

Com base na metodologia da Classificação de Risco e nas informações do texto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A metodologia da Classificação de Risco aplica-se nessa situação, já que orientará o atendimento a todos os pacientes, mas priorizará a assistência aos grupos de pacientes mais vulneráveis.

  • B.

    A metodologia da Classificação de Risco fará a triagem dos grupos de risco e somente orientará o atendimento ao grupo de maior vulnerabilidade.

  • C.

    O grupo 4 é aquele de maior risco, pois sempre devem ser priorizadas as crianças.

  • D.

    O grupo 1 é o de menor risco, pois os adolescentes são pessoas saudáveis.

  • E.

    É impossível classificar o risco em populações adstritas a determinados territórios e sob responsabilidade de centros de saúde.