Medicina Especialidade Clínica Geral

Homem de 40 anos, em acompanhamento psiquiátrico irregular e passado de ideação suicida, é trazido por familiares ao pronto-socorro de um hospital escola por estar nas últimas 12 horas agitado, com turvação visual, boca seca e dificuldade para urinar. Ao exame físico observa-se um paciente hiperativo, confuso, com pele quente e avermelhada, midríase bilateral com mínima resposta à luz e bexigoma. O pulso é de 150 bpm e a pressão arterial 160 × 100 mmHg. Hemograma, glicemia, creatinina e eletrólitos são normais. O ECG mostra taquicardia supraventricular com alargamento do complexo QRS. Foi feita a hipótese de intoxicação exógena e a equipe de acadêmicos de medicina e preceptores fez os comentários abaixo.

I. Trata-se provavelmente de intoxicação por antidepressivo tricíclico.

II. A principal conduta é diálise e fisostigmina.

III. Deve-se administrar bicarbonato de sódio e manter pH sérico entre 7,50 e 7,55.

IV. Carvão ativado é útil até 12 horas da ingestão.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e IV.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e III.

  • E.

    III e IV.