Medicina Especialidade Clínica Geral

Acerca dos fatores que influenciam as medições de fluorescência, analise.

I. A relação linear entre a concentração e a emissão de fluorescência é válida quando soluções que absorvem mais de 2% de luz excitada são utilizadas. Quando a absorvância da solução diminui abaixo deste valor, a relação torna-se não linear, um fenômeno conhecido como o efeito do filtro interno.

II. A atenuação da concentração (quenching) ocorre quando uma macromolécula é fortemente marcada por um fluoróforo. Quando este composto é excitado, o marcador de fluorescência está de tal modo próximo, que ocorre transferência de energia não radioativa. Assim, a fluorescência resultante é muito superior à esperada para a concentração do marcador.

III. A dispersão de Raman ocorre com um alongamento do comprimento de onda. Este tipo de dispersão de luz é independente do comprimento de onda de excitação, e é propriedade do solvente.

IV. Certos vidros de quartzo e material plástico que contêm absorventes de ultravioleta irão apresentar fluorescência. Alguns solventes como o etanol também são conhecidos por apresentarem apreciável fluorescência.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A.

    I, II, III, IV

  • B.

    II, IV

  • C.

    III, IV

  • D.

    I, II

  • E.

    I, IV